Prototipagem de uma Plataforma de ensino de Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica Gamificada

  • Thayanne Mendes de Andrade UFRJ
  • Thais Rocha Salim UFRJ
  • Glaucia Maria Moraes de Oliveira UFRJ
  • Mariara Marques UFRJ
  • Júlia Marques UFRJ
  • Marcus Parreiras UFRJ
  • Carolina Santiago de Medeiros UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Este estudo propõe a criação e validação de uma plataforma educacional focada na identificação de fatores que levam à parada cardiorrespiratória (PCR) e na aplicação de técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), direcionada a leigos e profissionais da saúde na área pediátrica. A pesquisa, estruturada em três etapas - análise de taxas de mortalidade, desenvolvimento de uma plataforma de treinamento gamificada e sua subsequente validação - enfatiza a importância de uma RCP imediata e eficaz após a identificação de uma PCR. A plataforma será adaptada ao perfil do usuário com conteúdo baseado em recomendações de entidades renomadas e apresentação interativa. O estudo destaca a eficácia de estratégias de ensino inovadoras, como a gamificação, para melhorar a compreensão e prática da RCP pediátrica.
Palavras-chave: Gamificação, Parada Cardiorrespiratória, Pediatria, Reanimação cardiopulmonar

Referências

Bernoche, C., Timerman, S., Polastri, T., Giannetti, N., Siqueira, A., Piscopo, A., et al. (2019). Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados de emergência da sociedade brasileira de cardiologia – 2019. Arq Bras Cardiol, 113(3):449– 663.

Camingue, J., Carstensdottir, E., and Melcer, E. F. (2021). What is a visual novel? Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 5(CHI PLAY):1–18.

Finn, J., Bhanji, F., Lockey, A., Monsieurs, K., Frengley, R., Iwami, T., Lang, E., Ma, M., Mancini, M., McNeil, M., Greif, R., Billi, J., Nadkarni, V., Bigham, B., and Education, Implementation, T. C. C. (2015). Part 8: Education, implementation, and teams: 2015 international consensus on cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care science with treatment recommendations. Resuscitation, 95:e203–e224.

Ghoman, S. K., Patel, S. D., Cutumisu, M., von Hauff, P., Jeffery, T., Brown, M. R. G., and Schmölzer, G. M. (2019). Serious games, a game changer in teaching neonatal resuscitation? a review. Archives of Disease in Childhood - Fetal and Neonatal Edition, 105(1):98–107.

Gianotto-Oliveira, R., Gonzalez, M., Vianna, C., Monteiro Alves, M., Timerman, S., Kalil Filho, R., et al. (2015). Survival after ventricular fibrillation cardiac arrest in the sao paulo metropolitan subway system: first successful targeted automated external defibrillator (aed) program in latin america. JAmHeartAssoc, 4:e002185.

Gibson, J. (2014). Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: From Concept to Playable Game with Unity and C#. Addison-Wesley Professional, 1st edition.

Guy, R. (2009). The Evolution of Mobile Teaching and Learning. Informing Science Press, Santa Rosa, California.

Hu, L., Zhang, L., Yin, R., Li, Z., Shen, J., Tan, H., Wu, J., and Zhou, W. (2021).

Jacobs, I., Nadkarni, V., Bahr, J., Berg, R., Billi, J., Bossaert, L., Cassan, P., Coovadia, A., D’Este, K., Finn, J., et al. (2004). Cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation outcome reports: update and simplification of the utstein templates for resuscitation registries. a statement for healthcare professionals from a task force of the international liaison committee on resuscitation. Resuscitation, 63(3):233–249.

Kleinman, M. E., Perkins, G. D., Bhanji, F., Billi, J. E., Bray, J. E., Callaway, C. W., de Caen, A., Finn, J. C., Hazinski, M. F., Lim, S. H., Maconochie, I., Morley, P., Nadkarni, V., Neumar, R. W., Nikolaou, N., Nolan, J. P., Reis, A., Sierra, A. F., Singletary, E. M., Soar, J., Stanton, D., Travers, A., Welsford, M., and Zideman, D. (2018). Ilcor scientific knowledge gaps and clinical research priorities for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care: A consensus statement. Resuscitation, 127:132–146.

Morrison, G. R., Ross, S. M., Kalman, H. K., and Kemp, J. E. (2010). Designing Effective Instruction. John Wiley & Sons.

Silva, V. M. B., Miralha, A. L., and Ferreira, A. (2019). Suporte Básico de Vida e a Cadeia de Sobrevivência da Criança Vítima de Parada Cardíaca. Sociedade Brasileira de Pediatria, Rio de Janeiro.

Sutton, R., Case, E., Brown, S., Atkins, D., Nadkarni, V., Kaltman, J., et al. (2015). A quantitative analysis of out-of-hospital pediatric and adolescent resuscitation quality — a report from the roc epistry-cardiac arrest. Resuscitation, 93:150—7.

Topjian, A. A., Raymond, T. T., Atkins, D., Chan, M., Duff, J. P., Joyner Jr, B. L., Lasa, J. J., Lavonas, E. J., Levy, A., Mahgoub, M., Meckler, G. D., Roberts, K. E., Sutton, R. M., and Schexnayder, S. M. (2020). Part 4: Pediatric basic and advanced life support: 2020 american heart association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, 142(suppl 2):S469–S523.

Young, K. (2004). A prospective, population-based study of the epidemiology and outcome of out-of-hospital pediatric cardiopulmonary arrest. PEDIATRICS, 114(1):157–164.

Øygardslia, K., Weitze, C. L., and Shin, J. (2020). The educational potential of visual novel games : Principles for design. REPLAYING JAPAN, 2:123–134.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Thayanne Mendes de; SALIM, Thais Rocha; OLIVEIRA, Glaucia Maria Moraes de; MARQUES, Mariara; MARQUES, Júlia; PARREIRAS, Marcus; MEDEIROS, Carolina Santiago de; XEXÉO, Geraldo. Prototipagem de uma Plataforma de ensino de Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica Gamificada. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1310-1316. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233696.