Prototipagem de uma Plataforma de ensino de Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica Gamificada

  • Thayanne Mendes de Andrade UFRJ
  • Thais Rocha Salim UFRJ
  • Glaucia Maria Moraes de Oliveira UFRJ
  • Mariara Marques UFRJ
  • Júlia Marques UFRJ
  • Marcus Parreiras UFRJ
  • Carolina Santiago de Medeiros UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Este estudo propõe a criação e validação de uma plataforma educacional focada na identificação de fatores que levam à parada cardiorrespiratória (PCR) e na aplicação de técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), direcionada a leigos e profissionais da saúde na área pediátrica. A pesquisa, estruturada em três etapas - análise de taxas de mortalidade, desenvolvimento de uma plataforma de treinamento gamificada e sua subsequente validação - enfatiza a importância de uma RCP imediata e eficaz após a identificação de uma PCR. A plataforma será adaptada ao perfil do usuário com conteúdo baseado em recomendações de entidades renomadas e apresentação interativa. O estudo destaca a eficácia de estratégias de ensino inovadoras, como a gamificação, para melhorar a compreensão e prática da RCP pediátrica.
Palavras-chave: Gamificação, Parada Cardiorrespiratória, Pediatria, Reanimação cardiopulmonar

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Publicado
06/11/2023
ANDRADE, Thayanne Mendes de; SALIM, Thais Rocha; OLIVEIRA, Glaucia Maria Moraes de; MARQUES, Mariara; MARQUES, Júlia; PARREIRAS, Marcus; MEDEIROS, Carolina Santiago de; XEXÉO, Geraldo. Prototipagem de uma Plataforma de ensino de Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica Gamificada. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1310-1316. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233696.