Superbactérias: um jogo educativo sobre o risco do uso inadequado de antibióticos

  • Guilherme Gomes de Souza UFRJ
  • Vítor Barcellos de Andrade UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ
  • Farmy Silva UFRJ
  • Suellen de Oliveira Espaço Ciência Viva / Fiocruz

Resumo


O artigo apresenta "Superbactérias", um jogo educativo digital desenvolvido para sensibilizar sobre o risco de surgimento de superbactérias e a importância do uso responsável de antimicrobianos. Utilizando a ferramenta Unity e desenvolvido a partir de conceitos ligados ao modelo MDA de Game Design, o jogo simula a luta contra bactérias por meio de cartas de antimicrobianos. O jogo se destaca como uma ferramenta de aprendizado adaptável e versátil, reforçando a aplicação de métodos lúdicos na educação científica. Atualmente está em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: Prototyping, Bactéria

Referências

Berserk Games (2021). Tabletop simulator. [link]. Accessed: 2023-06-29.

BRASIL (2021). Confira dados mundiais sobre resistência microbiana agência nacional de vigilância sanitária – anvisa. [link]. (Accessed on 06/29/2023).

Brum, J. d. S. and Damasceno, T. O. P. (2022). Elaboração e implementação de jogo educativo para ensino de sql.

CDC (2019). Antibiotic resistance threats in the united states, 2019. Atlanta: Department of Health and Human Services CDC.

Henriques, H. B. M. and Mandoju, J. R. K. (2021). Leo e maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional para crianças e adolescentes.

Hunicke, R., LeBlanc, M., Zubek, R., et al. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, volume 4, page 1722. San Jose, CA.

Oliveira, S., Lopes, L. H., Vitiello, P., Tolentino, A. F., Santos, T. V., Nóbrega, R., Kurtenbach, E., and Coutinho-Silva, R. (2021). As superbactérias causadoras da gonorreia. CienciArte no Ensino-Coleção Saúde e Ambiente/fascículo 5, LITEB/IOC/Fiocruz, Rio de Janeiro. 11 p.

Prensky, M. (2001). Digital Game-Based Learning. McGraw-Hill.

Unity (2021). Unity. [link]. Accessed: 2023-06-29.

WHO (2021). Antibiotic resistance. [link]. Accessed: June 17, 2021.

Xexéo, G. and Taucei, B. (2021). ENDO-GDC: Projetando jogos educacionais. In Minicursos da ERSI-RJ 2021 - VII Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro, pages 154–203. SBC.

Zhang, Y., Kabba, J., Chang, J., Ji, W., Zhu, S., Yu, J., Xu, S., and Fang, Y. (2018). A school-based educational intervention for school-aged children and caregivers about rational use of antibiotics in urban areas of shaanxi province: a study protocol for a randomized controlled research. International journal of environmental research and public health, 15(9):1912.
Publicado
06/11/2023
SOUZA, Guilherme Gomes de; ANDRADE, Vítor Barcellos de; XEXÉO, Geraldo; SILVA, Farmy; OLIVEIRA, Suellen de. Superbactérias: um jogo educativo sobre o risco do uso inadequado de antibióticos. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1317-1322. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233865.