Voice Hero: Um Jogo Digital com Controle por Reconhecimento de Voz para o Auxílio de Terapias Fonoaudiológicas

  • Nadine Cerqueira Marques UEFS
  • Victor Travassos Sarinho UEFS

Resumo


Jogos digitais podem ser projetados para oferecer estímulos específicos para a avaliação e o treinamento fonoaudiológico. Este artigo apresenta o jogo Voice Hero, um jogo estilo tower defense com controle por reconhecimento de voz desenvolvido com o objetivo de auxiliar terapias fonoaudiológicas em crianças. Trata-se de um jogo onde o jogador deve reproduzir palavras adequadas à realidade social e/ou linguística do português brasileiro a fim de derrotar os inimigos e salvar sua fortaleza. Como resultado, Voice Hero consegue induzir o jogador na pronúncia de 116 palavras possíveis apresentadas de forma aleatória em uma partida, compondo assim um instrumento capaz de ser utilizado tanto na avaliação como no treinamento fonoaudiológico de crianças com aquisição típica ou desviante.

Palavras-chave: Fonoaudiologia, Serious Games, Reconhecimento de Voz

Referências

Aldrich, C. (2003). Simulations and the Future of Learning: An Innovative (and Perhaps Revolutionary) Approach to e Learning. John Wiley & Sons.

Balasubramanian, N. and Wilson, B. G. (2006). Games and simulations. Society for information technology and teacher education international conference.

Chen, R. and Osman, S. (2014). Blow tracking user interface system and method. US Patent 8,786,698.

Lopes, M., Magalhães, J., and Cavaco, S. (2016). A voice-controlled serious game for the sustained vowel exercise. In Proceedings of the 13th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, pages 1–6.

Saeedi, S., Bouraghi, H., Seifpanahi, M.-S., and Ghazisaeedi, M. (2022). Application of digital games for speech therapy in children: a systematic review of features and challenges. Journal of healthcare engineering, 2022.

Savoldi, A., Ceron, M. I., and Keske-Soares, M. (2013). Quais são as melhores palavras para compor um instrumento de avaliação fonológica? Audiology-Communication Research, 18:194–202.

Tan, C. T., Johnston, A., Ballard, K., Ferguson, S., and Perera-Schulz, D. (2013). speakspeakman: Towards popular gameplay for speech therapy. Towards popular gameplay for speech therapy.

Wren, Y. and Roulstone, S. (2008). A comparison between computer and tabletop delivery in phonology therapy. International Journal of Speech-Language Pathology, 10(5):346–363.
Publicado
06/11/2023
MARQUES, Nadine Cerqueira; SARINHO, Victor Travassos. Voice Hero: Um Jogo Digital com Controle por Reconhecimento de Voz para o Auxílio de Terapias Fonoaudiológicas. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1330-1335. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233955.