Desenvolvimento de um mobile serious game para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica

  • Caroline Marina Rampanelli UPF
  • Paulo Moacir Mesquita Filho UPF
  • Alexandre Lazaretti Zanatta UPF
  • Rafael Rieder UPF

Resumo


Este estudo apresenta o desenvolvimento de um mobile serious game para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica. O game é baseado em uma anamnese de um paciente, considerando diferentes casos clínicos, e tem por objetivo auxiliar na fixação de conteúdos vistos em sala de aula. A condução das perguntas e respostas foi projetada para engajar o jogador no alcance do diagnóstico correto ao final do processo interativo. O aplicativo é multiplataforma para permitir a disseminação da solução entre alunos e professores de Medicina.
Palavras-chave: anamnese, quiz, mobile serious game, Semiologia Neurológica

Referências

Balduino, P. M., Palis, F. P., Paranaíba, V. F., De Almeida, H. O., & Trindade, E. M. V. (2012). A perspectiva do paciente no roteiro de anamnese: o olhar do estudante. ReBianchi, I., Stefani, C. J., Santiago, P., Zanatta, A. L., & Rieder, R. (2022). Anemiaar: a serious game to support teaching of haematology. Journal of Visual Communication in Medicine, pages 1–20.

Bianchi, I., Stefani, C. J., Santiago, P., Zanatta, A. L., & Rieder, R. (2022). Anemiaar: a serious game to support teaching of haematology. Journal of Visual Communication in Medicine, pages 1–20.

Biduski, D., Bellei, E. A., Rodriguez, J. P. M., Zaina, L. A. M., & De Marchi, A. C. B. (2020). Assessing long-term user experience on a mobile health application through an in-app embedded conversation-based questionnaire. Computers in Human Behavior, 104:106169.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989). User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, 35(8):982– 1003.

Garcin, B., Mariani, L.-L., Méneret, A., Mongin, M., Delorme, C., Cormier, F., Renaud, M.-C., Roze, E., & Degos, B. (2019). The “neurological hat game”: a fun way to learn the neurological semiology. Revue Neurologique, 175(9):528–533.

Gupta, D. K., Khandker, N., Stacy, K., Tatsuoka, C. M., & Preston, D. C. (2017). Utility of Combining a Simulation-Based Method With a Lecture-Based Method for Fundoscopy Training in Neurology Residency. JAMA Neurology, 74(10):1223–1227.

IJsselsteijn, W., de Kort, Y., & Poels, K. (2013). The Game Experience Questionnaire. Technische Universiteit Eindhoven, Eindhoven.

Mehta, T., Strauss, S., Beland, D., Fortunato, G., Staff, I., & Lee, N. (2018). Stroke Simulation Improves Acute Stroke Management: A Systems-Based Practice Experience. Journal of Graduate Medical Education, 10(1):57–62.

Panaggio, B. Z. & Baranauskas, M. C. C. (2019). De consumidores a coautores: Explorando o design participativo de tecnologia tangível em contexto educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(02):91.

Santos, J. B., Pires, L. L., Silva, A. E., & De Castro, C. N. (2003). Reflexões sobre o ensino da semiologia médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 27:147–152.

Wijdicks, E. F. M. & Hocker, S. E. (2018). A Future for Simulation in Acute Neurology. Seminars in Neurology, 38(4):465–470.

Zeidan, S., Baltaze, S., Garcin, B., De Liège, A., Doridam, J., Laure, J., & Bertrand, D. (2022). The “neurospeed” game: a fun tool to learn the neurological semiology. BMC Medical Education, 22(224).
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RAMPANELLI, Caroline Marina; MESQUITA FILHO, Paulo Moacir; ZANATTA, Alexandre Lazaretti; RIEDER, Rafael. Desenvolvimento de um mobile serious game para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1355-1359. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234968.