Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023

  • Márcio Rocha Ferreira UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

Resumo

Os Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio (JDBPN) são um gênero de jogos voltados para treinamento, análise e entendimento de processos de negócio. Assim como ocorre com outros gêneros de jogos, a narrativa é um elemento bastante importante para envolver o jogador com o mundo do jogo. No caso dos JDBPN, o principal recurso para desenvolvê-lo é o diagrama com o modelo do processo. Porém, por ser um expediente da área de gestão de processos de negócio, o conhecimento sobre modelos de processo e as notações existentes não é de domínio da maioria das pessoas. Desta forma, o presente trabalho visa fornecer suporte ao design de narrativas para JDBPN de modo que as pessoas envolvidas nesta tarefa consigam, a partir do modelo de processo, criar roteiros narrativos de forma sistemática. Para isso, foi proposto o método SYP e um software baseado nele. O software além de direcionar para a criação de um roteiro narrativo completo baseado no SYP, permite a geração automática de um pré-roteiro após upload de um modelo de processo. Ambos, método e software, foram avaliados e as evidências indicaram que as pessoas conseguiram gerar o roteiro narrativo para um JDBPN consistente com o processo negócio. Assim, este trabalho contribui com a área de design de jogos e com a área de gestão de processos de negócio, por apresentar uma sistemática para narrativas no contexto de JDBPN, sendo uma forma lúdica de apresentação de um processo organizacional.

Referências

Benedict, T., Bilodeau, N., Vitkus, P., Powell, E., Morris, D., Scarsig, M., Lee, D., Field, G., Lohr, T., Saxena, R., Fuller, M., and Furlan, J. (2013). BPM CBOK Version 3.0: Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. ABPMP – Association of Business Process Management Professionals, St. Paul, MN, version 3.0, 1. edition.

Classe, T. M. and Araujo, R. M. (2020). Jogos como plataformas mediadoras em um mundo aberto e digital. In Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), pages 1131–1134, Recife - PE, Brasil. SBC.

Classe, T. M., Araujo, R. M., Xexéo, G. B., and Siqueira, S. W. M. (2018). PYP – play your process: Um método de design de jogos digitais baseados em processos de negócio. Relatórios Técnicos do DIA/UNIRIO 0009/2018, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ.

Classe, T. M., de Araujo, R. M., and Xexéo, G. (2019). Jogos digitais baseados em processos de negócio. Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), pages 350–353.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, pages 319–340.

Ferreira, M. R. and Classe, T. M. d. (2022). Pre-script design for business process-based digital games. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, 15(1):8:1–8:42.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Lopes, T. N. and Araujo, R. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre aplicação de jogos digitais no treinamento de processos organizacionais. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 14(2):96–125.

Pimentel, M., Filippo, D., and Santoro, F. M. (2020). Design science research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Concepção de Pesquisa, Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação. SBC.

Rogers, S. (2010). Level up! the guide to great video game design. Wiley, West Sussex.

Schell, J. (2019). The art of game design: a book of lenses. Taylor & Francis, a CRC title, part of the Taylor & Francis imprint, a member of the Taylor & Francis Group, the academic division of T&F Informa, plc, Boca Raton - FL, third edition edition.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira de. Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 1360-1365, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27931>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235479.
Seção
Concurso de Teses e Dissertações – Mestrado