Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023

  • Márcio Rocha Ferreira UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

Resumo


Os Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio (JDBPN) são um gênero de jogos voltados para treinamento, análise e entendimento de processos de negócio. Assim como ocorre com outros gêneros de jogos, a narrativa é um elemento bastante importante para envolver o jogador com o mundo do jogo. No caso dos JDBPN, o principal recurso para desenvolvê-lo é o diagrama com o modelo do processo. Porém, por ser um expediente da área de gestão de processos de negócio, o conhecimento sobre modelos de processo e as notações existentes não é de domínio da maioria das pessoas. Desta forma, o presente trabalho visa fornecer suporte ao design de narrativas para JDBPN de modo que as pessoas envolvidas nesta tarefa consigam, a partir do modelo de processo, criar roteiros narrativos de forma sistemática. Para isso, foi proposto o método SYP e um software baseado nele. O software além de direcionar para a criação de um roteiro narrativo completo baseado no SYP, permite a geração automática de um pré-roteiro após upload de um modelo de processo. Ambos, método e software, foram avaliados e as evidências indicaram que as pessoas conseguiram gerar o roteiro narrativo para um JDBPN consistente com o processo negócio. Assim, este trabalho contribui com a área de design de jogos e com a área de gestão de processos de negócio, por apresentar uma sistemática para narrativas no contexto de JDBPN, sendo uma forma lúdica de apresentação de um processo organizacional.
Palavras-chave: Processos de Negócio, Design de Narrativas, Processo Organizacional,

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Publicado
06/11/2023
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FERREIRA, Márcio Rocha; CLASSE, Tadeu Moreira de. Design de Narrativas para Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio - CTDGames 2023. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1360-1365. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235479.