Jogos digitais para estudantes surdos: um framework na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem

  • Daieli Althaus UFSC
  • Daniela Karine Ramos UFSC

Resumo


Esse artigo é um resumo de uma dissertação sobre jogos digitais educativos para surdos. Utilizou-se a abordagem de procedimentos Design-Based Research (DBR) em quatro fases: 1) identificação do problema 2) construção da proposta de intervenção; 3) ciclos iterativos; e 4) reflexões e perspectivas de novos melhoramentos na solução implementada. O produto pedagógico resultante dessa pesquisa é um framework conceitual que visa colaborar para o desenvolvimento de jogos digitais que qualifiquem a experiência educacional de estudantes surdos estando em consonância com os princípios pedagógicos bilíngues para surdos e acessíveis ao maior número de estudantes possível.

Palavras-chave: Educação de surdos, Jogos digitais, Desenho Universal para a Aprendizagem

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Publicado
06/11/2023
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ALTHAUS, Daieli; RAMOS, Daniela Karine. Jogos digitais para estudantes surdos: um framework na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1366-1371. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235552.