Chrome T-Rex a partir de trilha sonora cultural personalizada e adaptada para movimentações por tecnologia assistiva

  • Douglas Edipo UNIFAP
  • Cláudio Gomes UNIFAP

Resumo


Os jogos digitais são grandes receptivos de tecnologias, como a captura de movimentos auxiliando a capacidade física de pessoas com deficiência para maior interação social e cultural. Os jogos eletrônicos são produtos tecnológicos de produção cultural midiática promovendo uma realidade alternativa com diferentes papéis. Este trabalho apresenta uma nova versão do jogo Chrome T-Rex com personagens regionais gerando uma msica particular baseada na jogabilidade e com adição de tecnologia assistida. Além das opções de jogabilidade, adicionou-se um dispositivo baseado em arduino e acelerômetro para captar movimentações do participante, que tenham ou não alguma deficiência física, enviando dados via protocolo WiFi a um servidor local.

Palavras-chave: jogos de áudio, interação, sonificação, acessibilidade

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Publicado
06/11/2023
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EDIPO, Douglas; GOMES, Cláudio. Chrome T-Rex a partir de trilha sonora cultural personalizada e adaptada para movimentações por tecnologia assistiva. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1435-1440. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235974.