Amazon Legends: A saga de Nassor

  • André Queiroz UNIFAP
  • Bruno Barros UNIFAP
  • Leandro da Silva UNIFAP
  • Cláudio Gomes UNIFAP

Resumo


Os jogos digitais são uma forma de expressão de cultura de valores e significados com possíveis releituras históricas ou ainda da valorização de determinados atos ou traumas, com a perspectiva de manter condições de jogabilidade, diversão e entretenimento. Este trabalho apresenta a versão inicial de um jogo 2D, intitulado Amazon Legends: A saga da Nassor. Nassor é um personagem do jogo simbólico escravo, sobrevivente ao naufrágio de um navio, que com ajuda de Iara, o entrega salvo que por retribuição ajuda em várias questões exploratórias contras invasores combatendo ao tráfico da flora e fauna, metais preciosos e especiarias. Assim, o jogo tem o objetivo de apresentar o valor cultural através da representatividade nos cenários com as lendas e contos amazônicos retratados por personagens e suas ações ao longo do jogo.

Palavras-chave: jogos culturais, jogos educativos, gamificação, história

Referências

Beltrão, L. (2001). Folkcommunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de idéias, volume 12. Edipucrs.

Ceder, V.; Yergler, N. (2003). Teaching programming with python and pygame”.

DAMASCENO, R. R. (agosto de 2009). Concepção do jogo educativo ”A Revolta da Cabanagem”: enredo, cenário, interfaces, jogabilidade e áudio. Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Euteneuer, J. (2018). Settler colonialism in the digital age: Clash of clans, territoriality, and the erasure of the native. Open Library of Humanities, 4(1).

FINGER, Luiz Henrique Gioda; SILVA, R. F. d. (2019). Índio das sombras: Desenvolvimento de um jogo baseado no brasil pré-colonial. história do brasil.

FRANCO, V. (2014). . as vantagens do pygame no desenvolvimento de jogos.

HENRIQUES, Horácio B. M.; MANDOJU, J. R. K. D. C. A. D. M. X. G. (2021). Léo maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional.

Kelly, S. (2019). Python, PyGame and raspberry Pi game development. Springer.

Mukherjee, S. (2018). Playing subaltern: Video games and postcolonialism. Games and Culture, 13(5):504–520.

SANTOS, P. e. a. (2016). Folk adventures: Defenda o bioma pantaneiro e suas lendas em um jogo sério de aventuras folclóricas.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, André; BARROS, Bruno; SILVA, Leandro da; GOMES, Cláudio. Amazon Legends: A saga de Nassor. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1441-1446. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235975.