Dream Adventure: uma proposta de subgênero baseado em Yume Nikki
Resumo
Este artigo propõe a existência de um novo subgênero, inserido no gênero de aventura, com base na análise de mecânicas, storytelling e estéticas, utilizando como referência Yume Nikki e apontando estas características em outros jogos, nomeando tal subgênero de “Dream Adventure”. Suas principais características são: narrativa com pouca trama e que não situa o jogador na história; mecânicas não complexas, focadas em exploração, sem objetivo claro e com mínima interação com NPCs; estética surrealista, com estilo gráfico variado, e que causa incômodo e/ou desconforto ao jogador. Essa obra também aborda a forma de análise dos autores, para sugerir a existência do subgênero.Referências
Arsenault, D. (2009) Video Game Genre, Evolution and Innovation. Eludamos. Journal for Computer Game Culture. 3 (2), p. 149-176.
Mark J.P. Wolf. (2002). Encyclopedia of Video Games, Vol 1.
Parisotto, B. ; Albuquerque, R. M. (2020). “Art games e design emocional: um estudo de caso sobre o jogo surrealista Beyond Nawa”. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v.24, p. 232-244, 2021.
Kikiyama. (2008). KikiyamaHP website.
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Kikiyama. (2008). KikiyamaHP website.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
SANTOS, Théo Floriano dos; SERPA, Caroline Ribeiro; FONSECA, Bruno Alves da; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de.
Dream Adventure: uma proposta de subgênero baseado em Yume Nikki. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1453-1458.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235808.