Herói Do Coliseu: Um Jogo Digital Baseado nos Gêneros Roguelite com Shoot ‘Em Up nas Arenas da Roma Antiga

  • Lukas Raphael Mendes Duarte Lourençon IFSul
  • Marcia Zeclinsk Gusmão IFSul
  • Gil Velleda Gonzalez IFSul

Resumo


Este trabalho apresenta a modelagem de um jogo digital ambientado na Roma dos séculos I e II durante o auge dos gladiadores. O foco deste trabalho está no desenvolvimento de um jogo digital, dos gêneros “Roguelite” que essencialmente pega elementos do gênero “Roguelike” e os mistura com um estilo diferente de jogabilidade que nesse caso seria o gênero “Shoot ‘em up”, para que possa proporcionar uma melhor fixação e aquisição dos conhecimentos referentes a esse período da história. A metodologia empregada consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre o período histórico tema do jogo, assim como o levantamento de sistemas similares. Seguindo-se para a etapa de modelagem do projeto. Como resultado, espera-se que o modelo neste trabalho seja a base para o desenvolvimento de um jogo digital que contribua positivamente nos processos de ensino e aprendizagem dos jogadores.
Palavras-chave: Jogos Digitais, Aprendizagem Tangencial, Desenvolvimento, Roguelite

Referências

PEREIRA, D. R. M. O ensino através do computador: os tipos de softwares educativos e seu uso. 2008. [2] Crawford, C. (1982). The Art of Digital Game Design, Washington State University, Vancouver, 1982 [2] TAROUCO, L. M. R. Roland, L. C., Fabre, M. CJ. M e Konrath, M.L., P. Jogos educacionais. 2004.

JUNIOR, A. F. da C.; DA SILVA, K. S. S.; ARAÚJO, F. P. Uso da Aprendizagem Tangencial Através de Jogos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, N. 1. V. 20. 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126636

PAIVA, Carlos Alberto. Jogos Digitais no Ensino: Processos cognitivos, benefícios e desafios Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, PPGEE - Engenharia da Computação, Brasil. 2017.

HUIZINGA, J. Homo. Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5o. ed. [S.l.]: Perspectiva, 2003. p. 256 [6] GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: Uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2018.

FIGMA. Disponível em: [link]. Acesso em: 15/12/2022.

Guia da documentação atual do JAVASCRIPT que está disponível em: [link]. Acesso em: 25 de dez. de 2022.

SILVA, Maurício Samy. JavaScript: guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010 [10] SILVA, Maurício Samy. CSS3 – Desenvolva aplicações web profissionais com o uso dos poderosos recursos de estilização das CSS3. São Paulo: Novatec, 2011.

SILVA, Maurício Samy. HTML5 – A linguagem de marcação que revolucionou a web. São Paulo: Novatec, 2011.

SILVA, Maurício Samy. React - Aprenda Praticando: Desenvolva Aplicações web Reais com uso da Biblioteca React e de Seus Módulos Auxiliares. Novatec Editora; 1ª edição, 2021.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de banco de dados. 7. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2018.

PUGA, Sandra; FRANÇA, Edson; GOYA, Milton. Banco de dados: implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g. São Paulo: Pearson, 2013.

FIREBASE, Disponível em: [link]. Acesso em: 20/06/2023.

GAME MAKER, Disponível em: [link], Acesso em: 20/06/2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LOURENÇON, Lukas Raphael Mendes Duarte; GUSMÃO, Marcia Zeclinsk; GONZALEZ, Gil Velleda. Herói Do Coliseu: Um Jogo Digital Baseado nos Gêneros Roguelite com Shoot ‘Em Up nas Arenas da Roma Antiga. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1470-1475. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235826.