Lux Regenerationis: Um jogo para auxiliar no aprendizado da disciplina de Arte

  • Lohanna A. Soares FMM
  • Maria Louisa A. Solimões FMM
  • Natasha M. de Melo FMM
  • Rossilene M. Jardim FMM
  • Sérgio R. C. Velleda FMM
  • Gabriel de O. Araújo FMM

Resumo


Este artigo discorre sobre o jogo Lux Regenerationis e suas motivações. Como uma forma antiga de expressão, a arte desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e no pensamento crítico dos alunos. No entanto, tem sido subestimado em comparação com disciplinas tradicionais em ambientes educacionais. A gamificação é uma ferramenta promissora para tornar o aprendizado da arte mais dinâmico e envolvente, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos sobre videogames. Neste contexto, o jogo foi criado para apoiar a educação da arte com o foco para o ensino fundamental II e ensino médio.

Palavras-chave: Jogo, Arte, Educação

Referências

Barduco, A; Vaño, Z. (2019) “Desvalorização da arte na sociedade atual”. Disponível em: [link].

Base Nacional Comum Curricular(BNCC). 2017. p 193-198 Disponível em: [link].

Gonçalves, E; Carvalho, P. (2017) “A importância do ensino da arte no âmbito escolar” .In: Anais da XII JNLFL.

dos Santos, M. S., & Caregnato, C. (2019). Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte. DAPesquisa, 14(22), 078-099.

Kramer, C., & Sasse, F. (2011). O conceito de arte e sua importância para a educação. Atos de pesquisa em educação, 5(3), 409-426.

Melo, L. B., Melo, C. B., de Araújo, E. G. O., & Melo, V. B. (2022, November). Gamificação no Ensino Remoto durante a Pandemia: Lições para o Ensino Presencial. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (pp. 132-144). SBC. DOI: 10.5753/wie.2022.225168. Acesso em: 20 jun. 2023

Gonçalves, M. J. R., de Carvalho, A. L. M., da Silva, M. J., de Araújo, M. F., Nascimento, S. B. D. S. L., & de Oliveira Alves, Y. L. (2019). A evolução da tecnologia na educação. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, 10(37), 21-34.

Batista, D. A., & Dias, C. L. (2012, October). O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. In Colloquium humanarum (Vol. 9, pp.975-982).

Vilela da Rocha, R., Zagatti Pedro, L., Zem-Lopes, A. M., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2016). Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: especificação de ferramentas de apoio open source. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3).

Unity (2021). Unity documentation. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 ago. 2023.

EDUCACIONAL (2022). Educação Digital: importância, tipo e desafios. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 ago. 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Lohanna A.; SOLIMÕES, Maria Louisa A.; MELO, Natasha M. de; JARDIM, Rossilene M.; VELLEDA, Sérgio R. C.; ARAÚJO, Gabriel de O.. Lux Regenerationis: Um jogo para auxiliar no aprendizado da disciplina de Arte. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1476-1482. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235827.