Elementetris: Um jogo digital de apoio à aprendizagem de química
Resumo
Elementretris propõe-se a transformar o ato de aprender química em uma experiência cativante e recompensadora. Herdeiro de Tetris e Dr. Mario, este jogo acolhe suas mecânicas, mas as inova ao aplicar um viés educativo prático e intuitivo. O jogador, ao alinhar essas peças adequadamente, forma compostos químicos que se dissolvem do tabuleiro e ampliam sua pontuação. As interações são projetadas para reproduzir princípios químicos verídicos.
Palavras-chave:
Jogos, Quebra-cabeça, aprendizagem, ligação química
Referências
os Santos, N. H. e Sarinho, V. T. (2017). Dominó químico: Jogo educativo para o ensino-aprendizagem das funções químicas inorgânicas. Proceedings of SBGames, pages 308–311.
Hamari, J., Koivisto, J., e Sarsa, H. (2014). Does gamification work?–a literature review of empirical studies on gamification. In 2014 47th Hawaii international conference on system sciences, pages 3025–3034. Ieee.
Meneses, F. M. G. d. e Nuñez, I. B. (2018). Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo. Ciência & Educação (Bauru), 24:175–190.
Papastergiou, M. (2009). Digital game-based learning in high school computer science education: Impact on educational effectiveness and student motivation. Computers & education, 52(1):1–12.
Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. CRC press.
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Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. CRC press.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
OLIVEIRA, Mauricio C.; COELHO, Maria Rita G.; COPLE, Denis G.; AZEREDO, Caio Silva; PARREIRAS, Marcus.
Elementetris: Um jogo digital de apoio à aprendizagem de química. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1483-1488.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235828.