OndaBeat: Jogo de Aprendizagem de Ritmos e Figuras Musicais

  • Paulo Gabriel Alves Fontana UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

Resumo


Neste artigo é apresentado o jogo OndaBeat, projetado como um jogo musical como o objetivo do ensino de ritmo utilizando as figuras musicais existentes na teoria musical. O jogo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de bacharelado em sistemas de informação, dentro do contexto do grupo de pesquisa em jogos para contextos complexos (JOCCOM) da UNIRIO, que busca o desenvolvimento de mecanismos lúdicos para o ensino musical. No contexto deste trabalho, o OndaBeat teve sua experiência de gameplay e percepção de aprendizado avaliado por voluntários, sendo observado pelos jogadores que ele fornece uma boa experiência de gameplay e aprendizado.
Palavras-chave: Jogo digital, jogo musical, jogo de ritmo, teoria musical

Referências

Abramson, R. M. (1997). Rhythm games for perception & cognition. Alfred Music Publishing.

Bégel, V., Seilles, A., and Dalla Bella, S. (2018). Rhythm workers: A music-based serious game for training rhythm skills. Music & Science, 1:2059204318794369.

Berry, W. (1987). Structural functions in music. Courier Corporation.

Brown, D. D. and Meulenbroek, R. G. (2016). Effects of a fragmented view of one’s partner on interpersonal coordination in dance. Frontiers in psychology, 7:614.

Cooper, G. W., Cooper, G., and Meyer, L. B. (1963). The rhythmic structure of music. University of Chicago press.

Dalla Bella, S. (2022). Rhythmic serious games as an inclusive tool for music-based interventions. Annals of the New York Academy of Sciences, 1517(1):15–24.

Dantas, J. D. and Cruz, S. d. S. (2018). Um olhar físico sobre a teoria musical. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41.

Denis, G. and Jouvelot, P. (2004). Building the case for video games in music education. In Second International Computer Game and Technology Workshop, pages 156–161.

Friedman, N., Chan, V., Zondervan, D., Bachman, M., and Reinkensmeyer, D. J. (2011). Musicglove: Motivating and quantifying hand movement rehabilitation by using functional grips to play music. In 2011 annual international conference of the IEEE engineering in medicine and biology society, pages 2359–2363. IEEE.

Pérez-Arévalo, C., Manresa-Yee, C., and Beltrán, V. M. P. (2017). Game to develop rhythm and coordination in children with hearing impairments. In Proceedings of the XVIII International Conference on Human Computer Interaction, pages 1–4.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3).

Schell, J. (2020). Tenth anniversary: The Art of game design. CRC Press.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FONTANA, Paulo Gabriel Alves; CLASSE, Tadeu Moreira de. OndaBeat: Jogo de Aprendizagem de Ritmos e Figuras Musicais. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1489-1494. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235926.