Jogos digitais para apoiar o aprendizado de crianças nos anos iniciais da educação básica

  • Rafael C. Cardoso IFSul
  • Marcelo S. Siedler IFSul / UFPel
  • Gabriel C. de Carvalho IFSul
  • Ely T. Neto IFSul
  • Tatiana A. Tavares UFPel
  • Tiago T. Primo UFPel

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de jogos digitais voltados ao apoio de crianças. O objetivo é aliar a tecnologia com os conceitos de Desenho Universal para Aprendizagem e jogos sérios para construir ferramentas educacionais que permitam auxiliar o professor em suas práticas pedagógicas. Este artigo detalha o processo de desenvolvimento de dois jogos digitais voltados a alfabetizaçao e desenvolvimento de habilidades numéricas, destacando as características dos mesmos e os resultados obtidos com a avaliação da versão inicial dos aplicativos por especialistas.

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Publicado
06/11/2023
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CARDOSO, Rafael C.; SIEDLER, Marcelo S.; CARVALHO, Gabriel C. de; T. NETO, Ely; TAVARES, Tatiana A.; PRIMO, Tiago T.. Jogos digitais para apoiar o aprendizado de crianças nos anos iniciais da educação básica. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1495-1501. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235971.