Math Run - Um Jogo Sério para a Aprendizagem de Expressões Matemáticas
Resumo
Este trabalho apresenta o Math Run, um jogo educacional que busca engajar o aprendizado da matemática através de desafios de quebra-cabeças matemáticos. Seus objetivos incluem o desenvolvimento de habilidades lógicas, memória e concentração dos jogadores, enquanto a progressão do jogo e a geração aleatória de desafios garantem uma experiência dinâmica. Os resultados dos testes iniciais indicam sua eficácia em proporcionar uma abordagem estimulante e desafiadora para o ensino da matemática, tornando-se uma ferramenta educacional acessível e cativante de apoio para alunos em estágios iniciais de sua formação acadêmica.
Palavras-chave:
Jogos Sérios, Jogos Educativos, Quebra-cabeça, Matemática
Referências
Aires, S., Madeira, C., Santos, G., e Nascimento, N. (2020). Pharos: um jogo educacional digital inovador para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 232–239, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brito, C. d. S. e Sant’Ana, C. d. C. (2020). Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, 7(17):415–434.
Evangelista, C. J. e Conceição, E. M. d. (2023). Mathematical expression games for educational purposes: experience report. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 9(7):16278–01c.
Huang, O. W., Cheng, H. N., e Chan, T.-W. (2007). Number jigsaw puzzle: A mathematical puzzle game for facilitating players’ problem-solving strategies. In 2007 First IEEE International Workshop on Digital Game and Intelligent Toy Enhanced Learning (DIGITEL’07), pages 130–134.
Pratama, M., Yanfi, Y., e Nusantara, P. (2023). Wizardofmath: A top-down puzzle game with rpg elements to hone the player’s arithmetic skills. Procedia Computer Science, 216:338–345.
Suleiman, A. R. (2016). Concepções dos professores em relação a matemática, a seu ensino e às dificuldades dos alunos. In: Acta Scientiae Canoas v.18 n.2 p.371-397 maio/ago.
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Suleiman, A. R. (2016). Concepções dos professores em relação a matemática, a seu ensino e às dificuldades dos alunos. In: Acta Scientiae Canoas v.18 n.2 p.371-397 maio/ago.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
CINTRA, Luis Fernando do R.; SARINHO, Victor Travassos.
Math Run - Um Jogo Sério para a Aprendizagem de Expressões Matemáticas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 110-115.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.240417.