Adventure Investor: Um Jogo Educacional Estilo Clicker Sobre Investimentos e Educação Financeira
Resumo
Apesar do crescimento de investidores no Brasil nos últimos anos, a maior parte ainda é formada por investidores de classe média e alta, os quais tiveram algum acesso à educação financeira no passado. Considerando a importância em ampliar o conhecimento das pessoas sobre conceitos e estratégias de investimento, de modo a auxiliar a tomarem decisões financeiras de uma maneira consciente, este artigo apresenta o “Adventure Investor”. Trata-se de um jogo estilo clicker que apresenta conceitos financeiros básicos necessários para uma educação financeira, simula oportunidades de investimento dentro da realidade financeira do Brasil, e educa os jogadores sobre conceitos e estratégias de investimento de uma maneira imersiva.
Referências
Almeida, F. P. L. (2003). A teoria dos jogos: Uma fundamentação teórica dos métodos de resolução de disputa. In Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação, volume 2, pages 175–201. Fundação Universidade de Brasília, Grupos de Pesquisa.
Beavers, R. (2021). Using the adventure capitalist application as a simulation. Journal of Financial Education, 47(1):101–114.
Carlos, R. (2022). Número de pessoas que investem na bolsa por países. [link]. Acesso em: 22 de jul. de 2024.
Chaudhry, S. e Kulkarni, C. (2022). Robinhood’s forest: A persuasive idle game to improve investing behavior. In 27th International Conference on Intelligent User Interfaces, pages 594–603.
Kishimoto, T. M. (2016). O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, 6(2):46–63.
Leoni, R. (2023). Você sabia que 7 em cada 10 brasileiros estão endividados? [link]. Acesso em: 22 de jul. de 2024.
Lopes, D. (2023). Quantidade de investidores na bolsa do brasil ainda é baixa. [link]. Acesso em: 22 de jul. de 2024.
Neto, S. R. d. S., Santos, H. R. M., Souza, A. A., e Santos, W. O. (2013). Jogos educacionais como ferramenta de aux ́ılio em sala de aula. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).
Vieira, S. F. A., Bataglia, R. T. M., e Sereia, V. J. (2011). Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise da universidade pública do norte do paraná. Revista de Administração da UNIMEP, 9(3):62.
Wu, H.-W., Huang, Y. C., Chen, Z.-H., Liao, C. C., e Chan, T.-W. (2010). Designing a simulation game to help children learn the concept of financial management. In 2010 Third IEEE International Conference on Digital Game and Intelligent Toy Enhanced Learning, pages 243–245. IEEE.