EcoRoça: Jogo Sério para o Diálogo entre Saberes Tradicionais e Científicos

  • Jéssica C. Santos UEFS
  • Geilsa C. S. Baptista UEFS
  • Guilherme N. M. dos Santos UEFS
  • Indira K. C. N. Gusmão UFBA
  • Victor T. Sarinho UEFS
  • Luiz G. L. Cordeiro UEFS

Resumo


A agricultura familiar no Brasil desempenha um papel vital na produção de alimentos e na economia, mas enfrenta desafios como a perda de conhecimento tradicional. Este artigo propõe o jogo educacional “EcoRoça” para preservar e fortalecer esse conhecimento, integrando saberes tradicionais e científicos. O jogo se destaca no foco aos conhecimentos específicos de agricultores familiares, desafiando os jogadores a considerar alternativas sustentáveis na sua plantação.

Palavras-chave: Agricultura familiar, Conhecimento tradicional, Educação agrícola, Jogos educacionais, Sustentabilidade rural

Referências

Arias, D., Vieira, P. A., Contini, E., Farinelli, B., e Morris, M. (2017). Agriculture productivity growth in brazil.

Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

de Castro, C. N. (2015). Desafios da agricultura familiar: O caso da assistência técnica e extensão rural. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), (12).

do Nascimento, A., Oliveira, F. d. P., dos Santos, V., Fonseca, N., Maegawa, R., e Cordeiro, Z. (2018). Controle de formigas cortadeiras na produção orgânica de frutas, com utilização de isca biológica.

Embrapa (2023). Novo produto biológico obtém 100% de eficácia no controle da lagarta do cartucho. Acessado em: data de acesso.

Godinot, O. et al. (2018). Segae: a serious game project for agroecology learning. pages 1–5.

IBGE (2019). Atlas do espaço rural brasileiro.

Knell, G., Fahey, J., e Bellows, M. (2015). Top crop farming for the future. The National Geographic Society.

Oliveira, J. S., Camargo, T. S. d., e Santos, R. B. d. (2016). Escola do campo: uma visão dos jovens sobre as aulas de biologia de uma comunidade rural no município de cunha/sp. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 344-363.

Robles-Piñeros, J. (2021). Etnoecologia, Formação de Professores de Ciências e Letramento Ecológico: Desenvolvendo um Perfil Culturalmente Sens ́ıvel. PhD thesis.

Siqueira, E. S., Binotto, E., Oliveira, A. B. B., Silva, R. A., Siqueira Filho, V., e Bunsit, T. (2021). Management in family farming: evidences from settlements. Revista de Administração da UFSM, 14:888–906.
Publicado
30/09/2024
SANTOS, Jéssica C.; BAPTISTA, Geilsa C. S.; DOS SANTOS, Guilherme N. M.; GUSMÃO, Indira K. C. N.; SARINHO, Victor T.; CORDEIRO, Luiz G. L.. EcoRoça: Jogo Sério para o Diálogo entre Saberes Tradicionais e Científicos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 122-127. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.240169.