EcoAdventure: um jogo digital para crianças voltado para a conscientização ecológica

Resumo


As consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos na sociedade contemporânea são recorrentes e cada vez mais graves. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo 2D voltado para crianças de 8 a 10 anos, com o objetivo de promover a conscientização ecológica por meio do ensino lúdico de princípios de educação ambiental, como a coleta seletiva, o descarte correto de resíduos e a compreensão dos impactos das ações antrópicas na natureza. Utilizando a metodologia iterativa-incremental no processo de desenvolvimento do game, subdividida em três ciclos, como resultados parciais apresentam-se a criação e implementação de duas fases do jogo, bem como os personagens, cenários, mecânicas e sonorizações.

Palavras-chave: meio ambiente, poluição, descarte de resíduos, jogo 2D

Referências

da Silveira Gomes, A. O., & de Oliveira Belém, M. (2022). O LIXO COMO UM FATOR DE RISCO À SAÚDE PUBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 21(1).

Novak, J. (2011). Desenvolvimento de games. Cengage Learning.

de Sousa, J. E., Zocratto, K. B. F., & Maciel, L. K. B. (2013). O papel do ensino de graduação em Odontologia e o motivo da escolha da profissão: uma visão dos alunos concluintes.Revista da Faculdade de Odontologia-UPF,18(3).

Sommerville, Ian. (2011). Engenharia de software. 6a. edição, Addison-Wesley/Pearson.

Sujeira sem fim nos igarapés de Manaus: 25 mil toneladas de lixo em junho. [link]. Acesso em: 3 de jun. de 2024.

WWF -Fundo Mundial para a Natureza. (2019). Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, diz WWF. [link]. Acesso em: 28 de mai. de 2024.
Publicado
30/09/2024
DE FREITAS, Lorena Leite; PARIS, Simon; ARAUJO, Sindy; ARAÚJO, Gabriel de O.. EcoAdventure: um jogo digital para crianças voltado para a conscientização ecológica. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 141-146. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241271.