Além do Entretenimento: O Valor Educativo dos Jogos comerciais com temática em Astronomia
Resumo
O estudo explora o potencial de jogos de tabuleiro comerciais com temática espacial para o ensino de astronomia. Para isso foi realizado um levantamento nas bases de dados de jogos comerciais, buscando por palavras-chave ou famílias temáticas. Através da análise de 52 jogos educativos, identificamos a diversidade de mecânicas e conceitos científicos explorados. Os jogos podem ensinar sobre planetas, exploração espacial e constelações, além de desenvolver habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas. O estudo conclui que os jogos de tabuleiro com temática espacial oferecem uma ferramenta valiosa para tornar o aprendizado de astronomia mais dinâmico e prazeroso.
Referências
Dewey, J. (1959). Democracia e Educação. (Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira). 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Damineli, A., & Steiner, J. (2010). O Fascínio do universo. Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. DOI: 10.11606/9788578760151.
Huizinga, J. (1993). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. (Tradução de João Paulo Monteiro). São Paulo: Perspectiva.
Kishimoto, T. M. (Org.). (1999). Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez.
Langhi, R., & Nardi, R. (2014). Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(3), 41-59.
Moura, M. O. (1996). A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In T. M. Kishimoto (Org.), Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (pp. 34). São Paulo: Cortez.
Nogueira, S., & Canalle, J. B. G. (2009). Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB. (Coleção Explorando o ensino; v. 11).
Peixoto, D. E. (2018). Astronomia como disciplina integradora para o Ensino de Ciências. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Silva, A. K. V. da, & Borba, S. M. P. (2007). Jogos Matemáticos: Possíveis contribuições do Lúdico à alfabetização de Jovens e Adultos. [link]. Acesso em: 28 de maio de 2024.