Jogo Sério de Realidade Virtual Baseado em Escape room com Minijogos para Promoção do Pensamento Computacional

  • Maria Adriana Vidigal Lima UFU http://orcid.org/0000-0002-3099-5892
  • Alexandre Cardoso UFU
  • Renato de Aquino Lopes UFU
  • Rodrigo Godoy Domingues UFU
  • Giovanna Lara C. Gaspar UFU
  • Guilherme Duarte Toffoli UFU
  • Guilherme Henrique Andrade Otoni UFU
  • Luis Arthur Rabelo Barbosa UFU

Resumo


O presente trabalho propõe um jogo sério em realidade virtual, inspirado em escape room, composto de minijogos baseados em questões do desafio de pensamento computacional e informática Bebras, para alunos do ensino básico. Os minijogos têm o objetivo de aprimorar as habilidades de pensamento computacional, oferecendo uma experiência de aprendizado imersiva e interativa. Por meio da utilização da tecnologia de realidade virtual e das questões do desafio Bebras, o jogo serve tanto como um auxílio ao ensino quanto como uma ferramenta de avaliação. O artigo detalha a metodologia utilizada no design e no desenvolvimento do jogo e seus minijogos.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Realidade Virtual, Pensamento Computacional, Minijogos

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Publicado
30/09/2024
LIMA, Maria Adriana Vidigal; CARDOSO, Alexandre; LOPES, Renato de Aquino; DOMINGUES, Rodrigo Godoy; GASPAR, Giovanna Lara C.; TOFFOLI, Guilherme Duarte; OTONI, Guilherme Henrique Andrade; BARBOSA, Luis Arthur Rabelo. Jogo Sério de Realidade Virtual Baseado em Escape room com Minijogos para Promoção do Pensamento Computacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 159-165. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241322.