Gamificação é Jogo? Uma Análise de seu uso como ferramenta didática

  • Julia Nogueira Flausino IFRJ
  • Thiago Ladislau UFRJ

Resumo


Este artigo discute a aplicação da gamificação, especialmente no contexto educacional. A gamificação busca motivar comportamentos desejados através de motivações extrínsecas. Apontamos uma contradição inerente na gamificação, uma vez que um jogo é definido por suas motivações intrínsecas. A análise comparativa revela diferenças significativas em suas dinâmicas de engajamento. Embora a gamificação possa promover resultados positivos, há críticas quanto ao seu foco excessivo em recompensas externas e competitividade. Conclui-se que é crucial repensar a forma como a gamificação é aplicada na educação, equilibrando elementos motivacionais externos com uma aprendizagem autêntica e significativa.

Palavras-chave: Gamificação, Educação, Jogo, Motivação, Aprendizagem

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Publicado
30/09/2024
FLAUSINO, Julia Nogueira; LADISLAU, Thiago. Gamificação é Jogo? Uma Análise de seu uso como ferramenta didática. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 166-172. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241336.