Gamificação é Jogo? Uma Análise de seu uso como ferramenta didática
Resumo
Este artigo discute a aplicação da gamificação, especialmente no contexto educacional. A gamificação busca motivar comportamentos desejados através de motivações extrínsecas. Apontamos uma contradição inerente na gamificação, uma vez que um jogo é definido por suas motivações intrínsecas. A análise comparativa revela diferenças significativas em suas dinâmicas de engajamento. Embora a gamificação possa promover resultados positivos, há críticas quanto ao seu foco excessivo em recompensas externas e competitividade. Conclui-se que é crucial repensar a forma como a gamificação é aplicada na educação, equilibrando elementos motivacionais externos com uma aprendizagem autêntica e significativa.
Referências
A. Marczewski. Gamification: Overjustification Effect and Cheating. Gamified UK [online]. Disponível em: [link]. Acessado em 03/06/2024
Dinia, Ismail. “How to Use Gamification in ELearning for Maximum Engagement and Effectiveness.” ELearning Industry, 22 Jan. 2023, [link].
Huizinga, Johan. Homo Ludens: A Study of the Play-Element in Culture. 1938. Angelico Press, 2016.
Kammler, Arvid. “Playing with Light. On the Materialities of Video Game Spaces.” Special Issue: Ludomaterialities, edited by GamesCoop, vol. 2, 2022, [link]. Accessed 18 May 2024.
Ladislau, Thiago, and Maira Froés. O Círculo Mágico, a Atitude Lúdica E a Estética Dos Jogos. Proceedings of SBGames 2019, 2019, [link].
Laschke, M., and M. Hassenzahl. Mayor or Patron? The Difference between a Badge and a Meaningful Story. 2011, pp. 72–75, [link]. Accessed 3 June 2024.
Mattar, João, and Wanderlucy Czeszak. “Gamificação Como Um Novo Componente Da Indústria Cultural.” REVISTA INTERSABERES, vol. 12, no. 25, June 2017, DOI: 10.22169/revint.v12i25.1226.
McCallum, Simon. “Gamification and Serious Games for Personalized Health.” Studies in Health Technology and Informatics, vol. 177, 2012, pp. 85–96, [link]. Accessed 28 Mar. 2021.
Robertson, Margaret. “Can’t Play, Won’t Play.” Kotaku, 10 Nov. 2010, [link]. Accessed 3 June 2024.
Santos, Pedro. Deep Gamification of a University Course. 2015, scitecin.isr.uc.pt/Proceedings/Papers/VideoJogos/9.pdf. Accessed 4 June 2024.
Schwengerer, Lukas. “An Epistemic Condition for Playing a Game.” Sport, Ethics and Philosophy, vol. 13, Sept. 2018, pp. 293–306, DOI: 10.1080/17511321.2018.1515977.
Simão De Vasconcellos, Marcelo, et al. Gamificação: Uma Investigação Sobre O Conceito No Contexto Do SBGames. 2018, p. 813, [link]. Acessado 23 de Maio de 2024.
Stenros, Jaakko. “In Defence of a Magic Circle: The Social, Mental and Cultural Boundaries of Play.” Transactions of the Digital Games Research Association, vol. 1, no. 2, Feb. 2014. DOI: 10.26503/todigra.v1i2.10.
Suits, Bernard. The Grasshopper : Games, Life and Utopia. 1978. Broadview Press, 2014.
Turkle, Sherry. The Second Self : Computers and the Human Spirit. Mit Press, 2005.
G.Zichermann, and C. Cunningham. Gamification by Design : Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O’reilly Media, 2011. Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps.
Miljanovic, Michael, and Jeremy Bradbury. A Review of Serious Games for Programming. 2018.
Loughrey, Kevin, and Daire O Broin. “Are We Having Fun Yet? Misapplying Motivation to Gamification.” IEEE Xplore, 1 Aug. 2018. Acessado em: [link]. Acessado 21 de julho de 2024.