Dungeons and Computing: Uma abordagem Gamificada para a Disciplina Projeto Detalhado de Software Utilizando a Temática Dungeons and Dragons

Resumo


A disciplina Projeto Detalhado de Software, assim como outras disciplinas voltadas à Tecnologia da Informação, possui uma abordagem predominantemente teórica, o que pode levar os alunos a um certo nível de desmotivação em relação à compreensão do conteúdo apresentado. Para amenizar esse problema, este trabalho propõe a aplicação de estratégias de gamificação, com adaptações temáticas elaboradas pelos autores, para engajar os discentes durante a disciplina. Os resultados esperados incluem uma perspectiva positiva dos alunos em relação à disciplina e ao método de aprendizado utilizado. Esse feedback será obtido por meio de formulários quantitativos e qualitativos disponibilizados para a turma.
Palavras-chave: Software e Computação, Ensino, Gamificação, Dungeons and Dragons

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Publicado
30/09/2024
SANTOS, Wesley; LEITE, Eriky Ryan G.; RABELO, Jacilane de H.. Dungeons and Computing: Uma abordagem Gamificada para a Disciplina Projeto Detalhado de Software Utilizando a Temática Dungeons and Dragons. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 180-185. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241332.