Thinking Girls: Proposta de um Jogo Digital Visando o Ensino de Pensamento Computacional para Meninas
Resumo
A crescente preocupação sobre a equidade na área da computação motiva a busca em aumentar a participação feminina. Este artigo apresenta uma proposta de jogo digital educacional para o ensino de Pensamento Computacional voltado para meninas. O objetivo é estimular o interesse pela computação através do ensino de Pensamento Computacional, por meio de um jogo, denominado Thinking Girl, desafiando as jogadoras a resolverem problemas que exercitam o raciocínio lógico, contando com o auxílio de personalidades femininas de destaque na computação. Um protótipo do jogo é apresentado como contribuição para promoção de uma maior representatividade de mulheres na computação.
Palavras-chave:
Computação, Pensamento Computacional, Jogo Digital Educacional, Meninas
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
SANTOS, Wesley; LEITE, Eriky Ryan G.; RABELO, Jacilane de H..
Thinking Girls: Proposta de um Jogo Digital Visando o Ensino de Pensamento Computacional para Meninas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 186-191.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241326.