Boolace: Jogo Educacional para Auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Lógica Proposicional

Resumo


Este artigo apresenta o jogo educacional “Boolace - a Lógica do Reino de Lovelace”, do Programa Corte de Lovelace do CEFOR – IFES, como um meio de facilitar e potencializar o ensino e a aprendizagem de lógica proposicional, com desafios e recompensas em um jogo de mundo aberto, multiplayer e com recurso multidisciplinar, aliando o entretenimento à educação. São relatados os métodos e ferramentas utilizados no seu desenvolvimento e avaliação. Como resultado, o jogo foi avaliado positivamente por 90,5% das participantes quanto à experiência do jogador (sentimentos e interações com o jogo, com o ambiente e com outros jogadores), e por 96,6% quanto à percepção de aprendizagem de lógica proposicional.
Palavras-chave: Proposição, Programação, Jogo Educacional, Aprendizagem Baseada em Jogos, Entretenimento

Referências

BARBOSA, P. A.; MURAROLLI, P. L. Jogos e Novas Tecnologias na Educação. Perspectivas em Ciências Tecnológicas, v. 2, n. 2, p. 39-48, 2013.

BATTISTELLA, P. E.; VON WANGENHEIM, C. G. ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensinar computação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2016.

DE ANDRADE, J. C. dos S.; DE OLIVEIRA, M. G.; BATTESTIN, V. BMOOC de Desenvolvimento de Aplicativos: Uma Oportunidade de Estágio Dirigido para Meninas. Anais do Computer on the Beach, v. 14, p. 137-144, 2023.

DE OLIVEIRA, M. G.; FÁVERO, R. P.; LOPES, M. F. S.; SILVA, A. C.; AMARAL, J. G.; MEDEIROS, H. F. O Moodle de Lovelace: Um Curso a Distância de Python Essencial, Ativo e Prático para Formação de Programadoras. In Proceedings of the XII Women in Information Technology, July 26, 2018, Natal, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 2018.

PETRI, G.; WANGENHEIM, C. G. Von; BORGATTO A. F. Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação, In: XXV Workshop sobre Educação em Computação – WEI. SBC. 2017.

PETRI, G.; WANGENHEIM, C. G. Von; BORGATTO, A. MEEGA+: A Method for the Evaluation of Educational Games for Computing Education (Technical report, INCoD/GQS. 05.2018. E). Brazilian Institute for Digital Convergence, 2018.

RAPKIEWICZ, C. E. et al. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2002, p.1-10, 2006.

SOUZA, M. F. B. de. Boolace: jogo-curso para auxiliar o ensino e a aprendizagem de lógica proposicional. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2023.
Publicado
30/09/2024
SOUZA, Márcio Flávio Barbosa de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Boolace: Jogo Educacional para Auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Lógica Proposicional. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 235-240. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241746.