Uma Abordagem Gamificada para a Resolução de Problemas de Melhoria do Processo de Software
Resumo
No contexto da Melhoria de Processo de Software (MPS), estudos relatam diversos problemas e dificuldades que as organizações enfrentam durante as implementações das melhorias. No entanto, poucos trabalhos ainda buscam identificar práticas no sentido de mitigar os efeitos negativos dos fatores críticos. Neste trabalho foram realizadas as etapas de: Identificação dos problemas de MPS; Identificação dos elementos de gamificação; Definição da dinâmica que integra todos os elementos gamificados, com o uso inter-relacionado dos elementos da gamificação aos problemas de MPS elencados. A partir disso, ocorreu a execução da dinâmica para resolução dos problemas, como Relato de Experiência, havendo ao término do experimento a Discussão e Análise dos dados obtidos. Os resultados deste trabalho podem ser considerados significativos, uma vez que os resultados esperados com a aplicação dos elementos aos problemas foram favoráveis para tratar ou minimizar os problemas vivenciados no contexto de MPS.
Palavras-chave:
Melhoria de Processo de Software, Gamificação, Problemas
Referências
Chou, Y. (2019) “Actionable Gamification - Beyond Points, Badges, and Leaderboards”. Octalysis Media.
Cook, W. (2012) “Five Reasons Why You Can’t Ignore GAMIFICATION”. MWorld, v. 11, n.3, p. 42-44, Fall2012. ISSN 15402991.582.
Dubois, D e Tamburrelli, G. (2013) “Understanding gamification mechanisms for software development”. In: Proceedings of the 9th FSE, ACM Press, p. 659–662.569.
Gómez-Álvarez, M., Gasca-Hurtado, G., e Hincapié, J. (2017) “Gamification as strategy for software process improvement: a systematic mapping”. 201712thIberian Conf. Information Systems and Technologies (CISTI). 15].
Keshta, I. (2019) “Approaches to software process improvement: A state-of-the-art review”. Journal of Software, v. 14, n. 11, p. 519–529, 2019.5.
Khan, A., Keung, W., Hussain, S., Niazi, M., e Tamimy, M. (2017) “Understanding software process improvement in global software development: a theoretical framework of human factors”. ACM Sigapp Applied Computing Review, 17, 5-15.
Monteiro, R., Oliveira, S., Souza, M. (2021) “A standard framework for gamification evaluation in education and training of software engineering: an evaluation from a proof of concept”, In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).5.
Soares, E. e Oliveira, S. (2020a) “An Analysis of Problems in the Implementation of Software Process Improvement: a Literature Review and Survey”. In: 17th CONTECSIt.
Soares, E. e Oliveira, S. (2020b) “A Solution Proposal for Software Process Improvement Problems from the Use of Gamification”. In: 17th CONTECSI.
Soares, E. e Oliveira, S. (2021a) “Problem in SPI: An Analysis of Gamification Elements for a Proposed Resolution”. In: 16th ICSOFT.
Soares, E. e Oliveira, S. (2021b) “Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem”. In: 18th SBGames.
Soares, E. e Oliveira, S. (2022a) “Application of a Gamification to Solve Problems of Software Process Improvement in the Educational Context: A Case Study. In Proceedings of the 14th CSEDU.
Soares, E. e Oliveira, S. (2022b) “An Evaluation of the Participants’ Perception of a Gamification to Solve Problems of Software Process Improvement in the Educational Context”. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).
Soares, E., Oliveira, S., Elgrably, I., e Monteiro, R. (2022c) “Application of a Gamified Approach to Learning in the Treatment of Problems in Software Process Improvement: Analysis and Discussion of Results”. In: International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 17(11), pp. 242–296.
Xavier, P. e Machado, F. (2015) “Análise de riscos na implementação do MPS.BR em um setor de desenvolvimento de software de uma indústria”. In: XI WAMPS.
Cook, W. (2012) “Five Reasons Why You Can’t Ignore GAMIFICATION”. MWorld, v. 11, n.3, p. 42-44, Fall2012. ISSN 15402991.582.
Dubois, D e Tamburrelli, G. (2013) “Understanding gamification mechanisms for software development”. In: Proceedings of the 9th FSE, ACM Press, p. 659–662.569.
Gómez-Álvarez, M., Gasca-Hurtado, G., e Hincapié, J. (2017) “Gamification as strategy for software process improvement: a systematic mapping”. 201712thIberian Conf. Information Systems and Technologies (CISTI). 15].
Keshta, I. (2019) “Approaches to software process improvement: A state-of-the-art review”. Journal of Software, v. 14, n. 11, p. 519–529, 2019.5.
Khan, A., Keung, W., Hussain, S., Niazi, M., e Tamimy, M. (2017) “Understanding software process improvement in global software development: a theoretical framework of human factors”. ACM Sigapp Applied Computing Review, 17, 5-15.
Monteiro, R., Oliveira, S., Souza, M. (2021) “A standard framework for gamification evaluation in education and training of software engineering: an evaluation from a proof of concept”, In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).5.
Soares, E. e Oliveira, S. (2020a) “An Analysis of Problems in the Implementation of Software Process Improvement: a Literature Review and Survey”. In: 17th CONTECSIt.
Soares, E. e Oliveira, S. (2020b) “A Solution Proposal for Software Process Improvement Problems from the Use of Gamification”. In: 17th CONTECSI.
Soares, E. e Oliveira, S. (2021a) “Problem in SPI: An Analysis of Gamification Elements for a Proposed Resolution”. In: 16th ICSOFT.
Soares, E. e Oliveira, S. (2021b) “Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem”. In: 18th SBGames.
Soares, E. e Oliveira, S. (2022a) “Application of a Gamification to Solve Problems of Software Process Improvement in the Educational Context: A Case Study. In Proceedings of the 14th CSEDU.
Soares, E. e Oliveira, S. (2022b) “An Evaluation of the Participants’ Perception of a Gamification to Solve Problems of Software Process Improvement in the Educational Context”. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).
Soares, E., Oliveira, S., Elgrably, I., e Monteiro, R. (2022c) “Application of a Gamified Approach to Learning in the Treatment of Problems in Software Process Improvement: Analysis and Discussion of Results”. In: International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 17(11), pp. 242–296.
Xavier, P. e Machado, F. (2015) “Análise de riscos na implementação do MPS.BR em um setor de desenvolvimento de software de uma indústria”. In: XI WAMPS.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SOARES, Elziane Monteiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra.
Uma Abordagem Gamificada para a Resolução de Problemas de Melhoria do Processo de Software. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 275-280.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.240655.