Purposeful Game como freio da desinformação contemporânea: o caso do Super Gotinha VS Desinformação

Resumo


Este trabalho apresenta o processo de produção da pesquisa aplicada [Santos 2018 e 2020], organizada com base nos procedimentos metodológicos da Pesquisa-Ação [Thiollent 2011], desenvolvida durante o curso de doutorado que iniciou em 2019 e finalizou em 2023, e que teve como objetivo geral investigar o potencial informativo e pedagógico do purposeful game com vistas a divulgar o conceito da desinformação na contemporaneidade, a partir da produção de um purposeful game para plataformas digitais. Como resultado, desenvolveu-se em conjunto com uma equipe multidisciplinar, o purposeful game Super Gotinha VS Desinformação, que foi testado por 51 jovens e adultos, grupo definido como o público-alvo do produto.

Palavras-chave: Purposeful Games, Desinformação, Vacinação, Pesquisa Aplicada, Pesquisa-Ação

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Publicado
30/09/2024
BOURSCHEID, Ana Paula; PASE, André Fagundes. Purposeful Game como freio da desinformação contemporânea: o caso do Super Gotinha VS Desinformação. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 281-286. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241027.