Condição Celeste: um jogo para exercitar operações aritméticas e o pensamento computacional

Resumo


A última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (SAEB) apontou uma queda na proficiência dos estudantes do Brasil em relação à avaliação anterior, no que se refere à Matemática. Esses fatores podem ser consequência de metodologias baseadas em memorização e dificuldade em associar os conteúdos ao cotidiano. Nesse contexto, considerando o potencial dos jogos educacionais para gerar motivação e posterior engajamento, este trabalho apresenta "Condição Celeste", um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de operações básicas de matemática e desenvolver os pilares do Pensamento Computacional.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Matemática, Jogo Educacional, Operações aritméticas

Referências

Ausubel, D. P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning. (1963).

Brilhante, M., Venâncio, C., Macena, J., Honda, F., Duarte, J. C., Pessoa, M., and Pires, F. (2023). The island: Calculated defense-praticando operações de adição e subtração. In Anais Estendidos do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 161–164. SBC.

INEP (2021). Relatório de resultados do saeb 2021 - volume 2. Relatório Técnico.

Neira, L. B., Barba-Guaman, L., & González-Eras, A. (2019). MateBrun: serious game as a strategy to teach basic arithmetic operations for six-years-old children. In Proceedings of the IX Latin American Conference on Human-Computer Interaction. 1–4.

Pacheco, M. B. and Andreis, G. d. S. L. (2018). Causas das dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do ensino médio. Revista Principia, João Pessoa, 38:105–119.

Pires, F. G. d. S. and others (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.

Smole, K. and Diniz, M. Cândido. (2007a). Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed. Série Cadernos do Mathema-Ensino Fundamental.

Sweller, J. (2011). Cognitive load theory. In Psychology of learning and motivation. Vol. 55. Elsevier, 37–76.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
30/09/2024
MARTINS, Waldecir; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela Picanço. Condição Celeste: um jogo para exercitar operações aritméticas e o pensamento computacional. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 307-310. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.242958.