Antena 2: Glória a Invicta ou abaixo o Governo?
Resumo
Jogos de aventura point-and-click, como Maniac Mansion e Grim Fandango, ocupam importante espaço na indústria de videogames desde a década de 1990. Aqui, apresentamos o jogo Antena 2, um jogo deste gênero que combina simulação, estratégia e puzzles. Nele, o jogador assume o papel de um operador de rádio em uma torre de transmissão no meio de uma guerra civil entre rebeldes e o governo totalitário de Invicta. Discutimos a narrativa do jogo, assim como as etapas de seu desenvolvimento, suas mecânicas, dinâmicas, tecnologias e opções de acessibilidade.
Palavras-chave:
Jogos digitais, Point-and-click, Acessibilidade em jogos
Referências
Aguado-Delgado, J., Gutíerrez-Martínez, J.-M., Hilera, J. R., de Marcosa, L., e Otón, S. (2020). Accessibility in video games: a systematic review. Universal Access in the Information Society, 19:169–193.
Andrade, L. H., Costa, R. M., e Werneck, V. M. (2021). Acessibilidade em jogos: Um mapeamento sistemático. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 840–848, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Books, B. (2020). The Art of Point-and-Click Adventure Games. Bitmap Books.
Cabellos, B., Pozo, J., Marín-Rubio, K., e L. Sánchez, D. (2022). Do pro-social video games promote moral activity?: an analysis of user reviews of papers, please. Education and Information Technologies, 27.
Sousa, L. e Junior, G. M. (2021). A relação entre mecânicas e narrativa: Analisando o jogo papers, please. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 10–19, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
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Cabellos, B., Pozo, J., Marín-Rubio, K., e L. Sánchez, D. (2022). Do pro-social video games promote moral activity?: an analysis of user reviews of papers, please. Education and Information Technologies, 27.
Sousa, L. e Junior, G. M. (2021). A relação entre mecânicas e narrativa: Analisando o jogo papers, please. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 10–19, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
TOSTES, João R. W.; MEMBRIVE, Giovana N. L.; ALVES, Hiago A. F.; REZENDE, Gabriela D. S.; RAMOS, Mario; CABRAL, João P.; VIEIRA, Ronaldo e S.; MOTA, Virgínia F..
Antena 2: Glória a Invicta ou abaixo o Governo?. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 317-320.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241750.