Rato: uma viagem sobre a natureza humana
Resumo
A popularização da Internet e de dispositivos digitais trouxe um desafio adicional quanto à atenção e concentração de estudantes em ambientes de ensino tradicionais. O uso de jogos pode captar o interesse dos estudantes e incentivá-los a se envolver de forma ativa nas aulas. Nesse contexto, apresentamos o jogo Rato, que objetiva introduzir o jogador a conceitos e filósofos da corrente do existencialismo na Filosofia. Nele, o jogador interpreta um rato que acabou de se tornar consciente e explora a fronteira entre ser animal e humano. Discutimos a história, mecânica, tecnologias, diferenciais e dinâmica do jogo, além de suas opções de acessibilidade.
Palavras-chave:
Jogos digitais, Jogos e educação, Filosofia
Referências
Aguado-Delgado, J., Gutiérrez-Martínez, J.-M., Hilera, J. R., de Marcos, L., e Otón, S. (2020). Accessibility in video games: a systematic review. Universal Access in the Information Society, 19:169–193.
Carmo, E., Queroga, J., Bernardo, J. R., e Pires, F. (2019). Filogame: Um jogo para o auxílio na aprendizagem de filosofia. page 1342.
Colombo, A. A. (2017). Gamificação nas aulas de filosofia. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC.
Gontijo, P. E. (2021). Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos, 18(2):234–251.
Jawad, H. M. e Tout, S. (2021). Gamifying computer science education for Z generation. Information, 12(11).
Kruskal, J. B. (1956). On the shortest spanning subtree of a graph and the traveling salesman problem. Proceedings of the American Mathematical Society, 7(1):48–50.
Mattar, J. (2009). Games em Educação: Como os Nativos Digitais Aprendem. Pearson.
Reynolds, J. (2013). Existencialismo. Editora Vozes.
Carmo, E., Queroga, J., Bernardo, J. R., e Pires, F. (2019). Filogame: Um jogo para o auxílio na aprendizagem de filosofia. page 1342.
Colombo, A. A. (2017). Gamificação nas aulas de filosofia. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC.
Gontijo, P. E. (2021). Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos, 18(2):234–251.
Jawad, H. M. e Tout, S. (2021). Gamifying computer science education for Z generation. Information, 12(11).
Kruskal, J. B. (1956). On the shortest spanning subtree of a graph and the traveling salesman problem. Proceedings of the American Mathematical Society, 7(1):48–50.
Mattar, J. (2009). Games em Educação: Como os Nativos Digitais Aprendem. Pearson.
Reynolds, J. (2013). Existencialismo. Editora Vozes.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
JESUS, Marco Túlio O. G. De; SANTARELLI, Bruna M. M.; SOARES, Joana G. D.; PESSOA, Isabel V.; VIEIRA, Ronaldo e S.; MOTA, Virgínia.
Rato: uma viagem sobre a natureza humana. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 321-324.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.243119.