GamES: Promovendo a Educação em Engenharia de Software através de Jogos Sérios

Resumo


Jogos sérios têm sido empregados para facilitar o ensino-aprendizagem da Engenharia de Software (ES) e integrar teoria e prática profissional. Essa abordagem visa promover maior envolvimento dos estudantes na disciplina, ao mesmo tempo que fortalece conceitos teóricos fundamentais. Este estudo descreve o desenvolvimento de um jogo sério em formato de romance visual, concebido para reforçar os conceitos ensinados na disciplina de ES por meio de quizzes interativos e simulações de papéis (role play). São apresentados tanto o processo de concepção do jogo quanto a estrutura do software desenvolvido. Por fim, são discutidas brevemente a situação atual do jogo e as experiências recentes de sua utilização.
Palavras-chave: Engenharia de Software, ensino-aprendizagem, jogo sério

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Publicado
30/09/2024
FURTADO, Filipe; MIRANDA, Ana Clara; VALLE, Pedro Henrique; RENHE, Marcelo; DE OLIVEIRA, Alessandreia Marta. GamES: Promovendo a Educação em Engenharia de Software através de Jogos Sérios. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 329-333. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.243225.