Vórtex Numérico: Um jogo educacional para exercitar pensamento computacional e matemática de forma lúdica
Resumo
Resultados do último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que 50% dos estudantes brasileiros tiveram desempenho abaixo no nível 2 em matemática. Esse cenário está relacionado à diversas dificuldades, dentre elas, a aprendizagem de operações básicas. Nesse aspecto, considerando os jogos educacionais como estratégia para possibilitar motivação e, posteriormente, engajamento, este trabalho apresenta "Vórtex Numérico'', um jogo para auxiliar na aprendizagem das quatro operações básicas de matemática e no desenvolvimento do Pensamento Computacional. Atualmente encontra-se em protótipo de alta fidelidade na game engine Unity, sendo ancorado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Referências
Pelizzari, A., KriegL, M. D. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L., & Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. revista PEC, 2(1), 37-42.
Pinheiro, Weslei Santos, Jonatas de Jesus Lima, and Victor Travassos Sarinho. "Algebird Adventures: Um Jogo para o Aprendizado de Álgebra Fundamental. 2023
PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa et al. Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. 2021
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 2020.
Silva, João Batista, et al. "Mathematical Mission: A ludical and motivate educational game."2020
Wing, Jeannette M. "Computational thinking."Communications of the ACM 49.3 (2006)