Vórtex Numérico: Um jogo educacional para exercitar pensamento computacional e matemática de forma lúdica

Resumo


Resultados do último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que 50% dos estudantes brasileiros tiveram desempenho abaixo no nível 2 em matemática. Esse cenário está relacionado à diversas dificuldades, dentre elas, a aprendizagem de operações básicas. Nesse aspecto, considerando os jogos educacionais como estratégia para possibilitar motivação e, posteriormente, engajamento, este trabalho apresenta "Vórtex Numérico'', um jogo para auxiliar na aprendizagem das quatro operações básicas de matemática e no desenvolvimento do Pensamento Computacional. Atualmente encontra-se em protótipo de alta fidelidade na game engine Unity, sendo ancorado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Matemática, Jogo Educacional, Operações aritméticas

Referências

Ausubel, David P. "The psychology of meaningful verbal learning." (1963).

Pelizzari, A., KriegL, M. D. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L., & Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. revista PEC, 2(1), 37-42.

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Publicado
30/09/2024
MIGUEL, Jean; HONDA, Fabrizio; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Vórtex Numérico: Um jogo educacional para exercitar pensamento computacional e matemática de forma lúdica. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 338-341. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.243174.