SpaceCode: auxiliando na aprendizagem de estrutura de dados por meio de um ambiente gamificado
Resumo
Elevadas taxas de evasão e reprovação estão presentes em cursos de computação, principalmente em disciplinas de programação. A gamificação na educação pode ser uma estratégia para minimizar esse cenário, através da utilização de elementos de jogos para motivar e engajar. Portanto, este trabalho apresenta “SpaceCode”, um ambiente gamificado que possui um jogo integrado para auxiliar na aprendizagem de Estruturas de Dados estáticas (listas, filas e pilhas). Através de validação interna com especialistas e avaliação com docentes de computação que lecionam disciplinas relacionadas, os resultados apontam que SpaceCode tem potencial mas que ainda necessita de alguns ajustes de game design.
Referências
Campos, A., Gardiman, R., e Madeira, C. (2015). Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 356–365. SBC.
Pessoa, M. S. P. (2022). Codeplay: uma plataforma que incorpora a ludicidade de jogos de entretenimento a um juiz on-line
Pires, F. G. d. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Santos, M. W. A. d. (2015). Trivia, objeto de aprendizagem com gamificação para apoio à disciplina de introdução à programação.