Jogo das Sílabas - desenvolvimento de aplicação para auxiliar a alfabetização escolar
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo voltado ao apoio do processo de alfabetização infantil do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, bem como sua aplicação no contexto educacional. O jogo se insere no grupo de jogos digitais planejados especificamente para alfabetização de crianças e difere-se de outros trabalhos similares por apresentar módulos dinâmicos que incorporam o estilo de jogo Drag and Drop apoiado por imagens e incentivos visuais que fazem parte da rotina de aprendizagem infantil.
Palavras-chave:
Alfabetização, tecnologia, jogo digital, aprendizagem
Referências
Aires, S., Santos, Y., Andrade, M., Araújo, L., e Madeira, C. (2019). Chute certo: Um jogo digital educativo para auxiliar no processo de alfabetização.
An, D. Y., da Silva, C. D., Ribeiro, D. M. G., da Rocha, P. B. R., Maltinti, C., Nunes, V. B., e Fávero, R. (2013). Digita - um jogo educativo de apoio ao processo de alfabetização infantil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 24, página 154.
Boyd, L. E., Ringland, K. E., Faucett, H., Hiniker, A., Klein, K., Patel, K., e Hayes, G. R. (2017). Evaluating an iPad game to address overselectivity in preliterate AAC users with minimal verbal behavior. In Proceedings of the 19th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, páginas 240–249.
Casare, A. R., Moraes, R. L., e Silva, C. G. (2017). Accessibility guidelines for the use of tablets by elderly: Evaluation of proposed changes to WCAG. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, páginas 1–10.
Machado, S. C. (2016). Análise sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no processo educacional da geração internet. RENOTE, 14(2).
Patiño, D. H. C., Muñoz, L., Villarreal, V., e Pardo, C. (2022). A systematic review of the use of mobile applications and augmented reality for the education of children with autism spectrum disorder (ASD). In 2022 V Congreso Internacional en Inteligencia Ambiental, Ingeniería de Software y Salud Electrónica y Móvil (AmITIC), páginas 1–7. IEEE.
Siedler, M., Zen, E., Cardoso, R., e Tavares, T. (2022). Assistive technology as an aid to individuals with autism spectrum disorder: A systematic literature mapping. WebMedia '22, página 244–252, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Siedler, M. S., Cardoso, R. C., Pinto, L. A., Tavares, T. A., e Primo, T. T. (2023). Entretenimento e aprendizagem: os desafios da criação de serious games educacionais. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, páginas 496–507. SBC.
Zakari, H. M., Poyade, M., e Simmons, D. (2017). Sinbad and the magic cure: A serious game for children with ASD and auditory hypersensitivity. In International Conference on Games and Learning Alliance, páginas 54–63. Springer.
An, D. Y., da Silva, C. D., Ribeiro, D. M. G., da Rocha, P. B. R., Maltinti, C., Nunes, V. B., e Fávero, R. (2013). Digita - um jogo educativo de apoio ao processo de alfabetização infantil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 24, página 154.
Boyd, L. E., Ringland, K. E., Faucett, H., Hiniker, A., Klein, K., Patel, K., e Hayes, G. R. (2017). Evaluating an iPad game to address overselectivity in preliterate AAC users with minimal verbal behavior. In Proceedings of the 19th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, páginas 240–249.
Casare, A. R., Moraes, R. L., e Silva, C. G. (2017). Accessibility guidelines for the use of tablets by elderly: Evaluation of proposed changes to WCAG. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, páginas 1–10.
Machado, S. C. (2016). Análise sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no processo educacional da geração internet. RENOTE, 14(2).
Patiño, D. H. C., Muñoz, L., Villarreal, V., e Pardo, C. (2022). A systematic review of the use of mobile applications and augmented reality for the education of children with autism spectrum disorder (ASD). In 2022 V Congreso Internacional en Inteligencia Ambiental, Ingeniería de Software y Salud Electrónica y Móvil (AmITIC), páginas 1–7. IEEE.
Siedler, M., Zen, E., Cardoso, R., e Tavares, T. (2022). Assistive technology as an aid to individuals with autism spectrum disorder: A systematic literature mapping. WebMedia '22, página 244–252, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Siedler, M. S., Cardoso, R. C., Pinto, L. A., Tavares, T. A., e Primo, T. T. (2023). Entretenimento e aprendizagem: os desafios da criação de serious games educacionais. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, páginas 496–507. SBC.
Zakari, H. M., Poyade, M., e Simmons, D. (2017). Sinbad and the magic cure: A serious game for children with ASD and auditory hypersensitivity. In International Conference on Games and Learning Alliance, páginas 54–63. Springer.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
LEMES, Elena V.; SIEDLER, Marcelo S.; TAVARES, Tatiana A.; PRIMO, Tiago T.; CARDOSO, Rafael C..
Jogo das Sílabas - desenvolvimento de aplicação para auxiliar a alfabetização escolar. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 351-355.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.243429.