Jogo Digital e Precarização do Trabalho: Uma Abordagem Crítica através do Level Design e da Ascensão Social do Personagem "Mano Bob"

  • Rubem de Santana Filho SENAC
  • João Paulo de Almeida Moraes SENAC
  • João Guilherme Oliveira dos Santos SENAC
  • Guilherme Baião Guerreiro SENAC
  • Carolina de Souza Santana UFBA

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo que utiliza level design e mecânicas de progressão para estimular reflexões sobre a precarização do trabalho no Brasil. A partir da modelagem 3D da residência do personagem "Mano Bob", os discentes relacionaram condições socioeconômicas à narrativa do jogo, que simula desafios laborais (como entregas de bicicleta) e eventos aleatórios, ilustrando as dificuldades de mobilidade social em contextos de desigualdade. A metodologia inclui três etapas: (1) modelagem 3D da casa do personagem, (2) desenvolvimento de mecânicas que conectam trabalho e progressão social, e (3) testes com discentes para avaliar a reflexão crítica. O projeto está na fase inicial, mas espera-se que os jogadores percebam, de forma lúdica, como fatores estruturais dificultam a ascensão social.
Palavras-chave: Precarização do trabalho, Level design, Jogos educativos, Desigualdade social, Modelagem 3D

Referências

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Publicado
30/09/2025
SANTANA FILHO, Rubem de; MORAES, João Paulo de Almeida; SANTOS, João Guilherme Oliveira dos; GUERREIRO, Guilherme Baião; SANTANA, Carolina de Souza. Jogo Digital e Precarização do Trabalho: Uma Abordagem Crítica através do Level Design e da Ascensão Social do Personagem "Mano Bob". In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 52-57. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.8876.