Jogo Digital e Precarização do Trabalho: Uma Abordagem Crítica através do Level Design e da Ascensão Social do Personagem "Mano Bob"
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo que utiliza level design e mecânicas de progressão para estimular reflexões sobre a precarização do trabalho no Brasil. A partir da modelagem 3D da residência do personagem "Mano Bob", os discentes relacionaram condições socioeconômicas à narrativa do jogo, que simula desafios laborais (como entregas de bicicleta) e eventos aleatórios, ilustrando as dificuldades de mobilidade social em contextos de desigualdade. A metodologia inclui três etapas: (1) modelagem 3D da casa do personagem, (2) desenvolvimento de mecânicas que conectam trabalho e progressão social, e (3) testes com discentes para avaliar a reflexão crítica. O projeto está na fase inicial, mas espera-se que os jogadores percebam, de forma lúdica, como fatores estruturais dificultam a ascensão social.
Palavras-chave:
Precarização do trabalho, Level design, Jogos educativos, Desigualdade social, Modelagem 3D
Referências
Antunes, R. (2018). A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Editora Boitempo.
Abílio, Ludmila Costhek. Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. São Paulo: Boitempo, 2020.
Han, Byung-Chul; Giachini, Enio Paulo (Trad.). Sociedade do cansaço. 2. ed. ampl. Petrópolis: Vozes, 2017.
IBGE (2023). Desigualdade social no Brasil: indicadores. Disponível em: [link].
Salen, K.; Zimmerman, E. (2004). Rules of Play: Game Design Fundamentals. MIT Press.
Woodcock, Jamie; GRAHAM, Mark. The gig economy: a critical introduction. Cambridge: Polity Press, 2020.
Scholz, Trebor; Zanatta, Rafael A. F. (Trad.). Cooperativismo de plataforma: contestando a economia do compartilhamento corporativa. São Paulo: Elefante, 2016.
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Scholz, Trebor; Zanatta, Rafael A. F. (Trad.). Cooperativismo de plataforma: contestando a economia do compartilhamento corporativa. São Paulo: Elefante, 2016.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
SANTANA FILHO, Rubem de; MORAES, João Paulo de Almeida; SANTOS, João Guilherme Oliveira dos; GUERREIRO, Guilherme Baião; SANTANA, Carolina de Souza.
Jogo Digital e Precarização do Trabalho: Uma Abordagem Crítica através do Level Design e da Ascensão Social do Personagem "Mano Bob". In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 52-57.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.8876.
