Game-Adaptação Literária: uma proposta de categoria de análise

  • Pedro de Souza Melo UFPE

Resumo


Introdução: Ainda que os estudos acerca das relações dos jogos digitais com outras mídias e sua presença na teia de relações transmídia sejam abundantes, há uma demanda de mais discussões acerca do campo literário como fonte criativa, artística e inspiradora do game design. Assim, o presente trabalho tem como objetivo contribuir com estudos acadêmicos em torno de procedimentos de análise de um jogo digital que tenha uma obra literária como texto-fonte. Objetivo: Diante disso, propomos a categoria de análise “game-adaptação literária” para referenciar jogos digitais criados a partir de obras literárias e que promovem diálogos com o adaptado em seus sistemas de acordo com a intencionalidade e a expressão criativa dos adaptadores. Metodologia ou Etapas: A categoria proposta é definida a partir da revisão bibliográfica de estudos de autores como Linda Hutcheon (2013) e Katie Salen e Eric Zimmerman (2012) de modo a caracterizar a perspectiva por qual compreendemos os conceitos “game” e “adaptação” e como eles podem ser cruzados para constituir a game-adaptação literária. Resultados Esperados: Ao propor e definir essa categoria de análise, espera-se estimular discussões que contribuam para a elucidação da experiência de jogar uma game-adaptação literária e sua relação com o texto adaptado.

Palavras-chave: Adaptação, Game-adaptação literária, Game studies, Jogos digitais, Literatura e games

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Publicado
30/09/2025
MELO, Pedro de Souza. Game-Adaptação Literária: uma proposta de categoria de análise. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 58-64. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9592.