Amor temporizado, presença programada: interações afetivas e imersão cotidiana em Love and Deepspace

  • Carolina Ramos da Silva Teixeira UFF

Resumo


Introdução: Os Otome Games são jogos com foco na narrativa voltados ao público feminino, nos quais o jogador desenvolve relações românticas com personagens virtuais. Com o crescimento global do gênero, novos recursos têm sido explorados para aumentar a imersão e o vínculo afetivo. Este trabalho analisa a mecânica Quality Time do jogo Love and Deepspace, que oferece a possibilidade de integração do interesse romântico à rotina do jogador. Objetivo: Compreender como a mecânica Quality Time contribui para o fortalecimento de vínculos afetivos entre jogador e personagem. Metodologia ou Etapas: O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em análise teórica e observacional. São considerados conceitos-chave de relações parassociais e a Teoria dos Usos e Gratificações, articulados com a observação de comentários de jogadores em fóruns públicos online. Resultados Esperados: Espera-se fomentar a discussão sobre as experiências afetivas proporcionadas por mecânicas imersivas em Otome Games, como Quality Time.
Palavras-chave: Otome Games, Relação parassocial, Mecânica de jogo, Experiência do jogador, Imersão

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Publicado
30/09/2025
TEIXEIRA, Carolina Ramos da Silva. Amor temporizado, presença programada: interações afetivas e imersão cotidiana em Love and Deepspace. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 71-76. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10228.