Uma Análise do fenômeno do speedrun pela ótica do parkour

  • Julia Flausino IFRJ
  • Morgana de Abreu Leal IFRJ
  • Thiago Ladislau UFRJ

Resumo


Introdução: O artigo realiza uma análise comparativa entre speedrun e parkour, explorando como ambas as práticas transgridem os usos convencionais dos espaços digital e urbano. Objetivo: investiga de que forma runners e traceurs ressignificam esses ambientes por meio da performance corporal. Metodologia: adota uma abordagem fenomenológica baseada na teoria do Objeto Estético de Mikel Dufrenne utilizando o jogo Super Mario 64 como objeto de análise. Resultados: indica que essas práticas rompem com estruturas narrativas e técnicas, utilizando o corpo como ferramenta expressiva de transgressão e ressignificação do espaço.

Palavras-chave: objeto estético, speedrun, parkour, corporeidade, espacialidade

Referências

Aarseth, Espen. 2007. “I Fought the Law: Transgressive Play and The Implied Player.” DiGRA ’07 – Proceedings of the 2007 DiGRA International Conference: Situated Play. The University of Tokyo. [link]

Bernard, S. (7 apr 2024). Aux origines du mot “speedrun.” Blog-Assisted Research. [Acessado em 21 de abril de 25].

Dufrenne, M. (1964). The Aesthetic Object and the Technical Object. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 23, n. 1, p. 113.

Ford, D. (2018). Speedrunning: Transgressive Play in Digital Space EXTENDED ABSTRACT. IT University of Copenhagen. Proceedings of Nordic DiGRA 2018. [link].

Lamb, Matthew D. 2014. “Misuse of The Monument: The art of parkour and the discursive limits of a disciplinary architecture.” Journal of Urban Cultural Studies. 2, (1). 107-126. DOI: 10.1386/jucs.1.1.107_1

Orlandi, E. (2014). PARKOUR: CORPO E ESPAÇO REESCREVEM O SUJEITO. Línguas e Instrumentos Linguítiscos -No. Línguas e Instrumentos Linguítiscos – No 34, p.75 a p.87 – jul-dez. [link], [acessado em 21 de abril de 25].
Publicado
30/09/2025
FLAUSINO, Julia; LEAL, Morgana de Abreu; LADISLAU, Thiago. Uma Análise do fenômeno do speedrun pela ótica do parkour. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 77-82. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10300.