Jogos e divulgação científica: Uma análise das conexões entre os campos

  • Rodrigo Cassaro Resende ON / FIOCRUZ
  • Marcelo Simão de Vasconcellos FIOCRUZ

Resumo


Introdução: A divulgação científica busca tornar a ciência acessível e engajadora, promovendo o diálogo com a sociedade. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar se e como o campo da divulgação científica tem se articulado com o campo dos jogos. Metodologia ou Etapas: Realizamos uma revisão em cinco periódicos dedicados à Divulgação Científica entre 2019 e 2024, utilizando o termo “jogos” e suas variações em inglês e espanhol. Resultados Esperados: Identificamos 143 artigos de acesso aberto, dos quais 11 formaram o corpus da nossa pesquisa. O estudo identificou conexões entre jogos e divulgação científica, porém sugere que novas pesquisas podem ajudar a compreender melhor o papel e a influência dos jogos na percepção pública da ciência e a relação entre engajamento público e tomada de decisão.

Palavras-chave: jogos, divulgação científica, ciência

Referências

Bueno, Wilson Costa. “Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais” (2010). Informação & Informação, [S. l.], v. 15, n. 1esp, p. 1–12, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 fev. 2025.

Castelfranchi, Y. (2010). “Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público?” In L. Massarani (Ed.), Jornalismo e ciência: Uma perspectiva ibero-americana (pp. 13–37). Casa de Oswaldo Cruz; Fiocruz; Museu da Vida. Disponível em: [link] Acesso em: 03 jun. 2024.

Codá V., and Vasconcellos, M., and Carvalho, F., and Massarani, L. (2021). “Jogos e Divulgação Científica: uma análise dos proceedings do SBGames”. SBGames.

Davies, S. R., Halpern, M., Horst, M., Kirby, D. and Lewenstein, B. (2019). “Science stories as culture: experience, identity, narrative and emotion in public communication of science”. JCOM 18(05), A01. DOI: 10.22323/2.18050201

Juul, J. (2011) “Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds”. The MIT Press, Cambridge.

Lewenstein, B., Brossard, D. A. (2010), “Critical Appraisal of Models of Public Understanding of Science: Using Practice to Inform Theory”. In: KAHLOR, LeeAnn; STOUT, Patrícia (orgs.). Communicating Science: New Agendas in Communication. Routledge: Nova Iorque e Londres.

Lordêlo, F. S.; Porto, C. M. (2012). Divulgação Científica e Cultura Científica: conceito e aplicabilidade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.18.

Massarani, L., and Moreira, I. (2021). “Divulgação Científica no Brasil: algumas reflexões sobre a história e desafios atuais”. In L. Massarani & I. Moreira (Eds.) Pesquisa em Divulgação Científica: textos escolhidos. Fiocruz: Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: [link] Acesso em: 03 jun. 2024.

Moreira, I. (2006) “A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil”. Inclusão social, v. 1, n. 2.

Mulder, H., Longnecker, N., Davis, L. (2008) “The State of Science Communication Programs at Universities Around the World”. Science Communication, vol. 30, no. 2, pp. 277–287.

Silva, E. F. N. da. (2023) “As representações de ciência e cientistas em jogos digitais de entretenimento: uma análise da franquia Fallout”. 135 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ.

Silva, G. A. da, Arouca, M. C., Guimarães, V. F. (2002) “As exposições na divulgação científica.” In: Massarani, Luisa; Moreira, Ildeu de Castro; Brito, Fátima (Orgs). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Ed. da UFRJ, p. 155-164.

Silva, E., and Carvalho, F., and Vasconcellos, M.. (2021). “O papel dos jogos nos periódicos de divulgação científica.” SBGames.
Publicado
30/09/2025
RESENDE, Rodrigo Cassaro; VASCONCELLOS, Marcelo Simão de. Jogos e divulgação científica: Uma análise das conexões entre os campos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 89-95. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9646.