Jogos para Mudar o Mundo: ReciclaQuest e o Ensino de Práticas Sustentáveis
Resumo
Introdução: A educação ambiental enfrenta desafios em tornar conteúdos acessíveis e engajadores, especialmente para o público jovem. Objetivo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo educativo ReciclaQuest, voltado à promoção da conscientização sobre a reciclagem. Etapas: O jogo foi desenvolvido na disciplina de Computação Gráfica, com base em princípios de design de jogos e programação gráfica, permitindo que estudantes aplicassem conhecimentos técnicos em um projeto interdisciplinar. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo aumente o interesse dos jogadores por práticas sustentáveis e fortaleça a formação prática dos alunos desenvolvedores, contribuindo para o engajamento em causas socioambientais por meio da ludicidade.
Palavras-chave:
jogos educativos, educação ambiental, gamificação, reciclagem, interdisciplinaridade
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
LIMA, Gustavo Teixeira; BORGES, Matheus Vargas; FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira.
Jogos para Mudar o Mundo: ReciclaQuest e o Ensino de Práticas Sustentáveis. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 96-101.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9693.
