Desenvolvimento de um jogo educacional personalizável para dispositivos móveis: O estudo de caso do EditQuiz

  • Mário da Silva Ferreira Júnior IF Baiano
  • Wilton Nascimento da Silva IF Baiano
  • Jesse Nery Filho IF Baiano
  • Joneffe de Jesus Silva IF Baiano
  • Lucas Silva Santos IF Baiano
  • Matheus da Silva Castro IF Baiano
  • João Paulo Moraes Moura IF Baiano
  • Joel Júnior Nunes de Araújo IF Baiano

Resumo


Introdução. O presente trabalho apresenta o EditQuiz, um jogo educacional digital desenvolvido para auxiliar o processo de ensino aprendizagem por meio da criação de quizzes personalizados. Objetivo: O objetivo foi promover o engajamento e a aprendizagem ativa de estudantes do ensino médio, utilizando recursos gamificados acessíveis em dispositivos móveis. Metodologia: A metodologia envolveu o desenvolvimento do aplicativo com a Unity, seguindo etapas de planejamento, prototipagem, programação com SCRUM e testes. O EditQuiz foi aplicado em uma turma do IF Baiano, envolvendo os alunos na criação e resolução de desafios temáticos. Resultados: Os resultados demonstraram alto índice de aceitação, com destaque para facilidade de uso, engajamento e contribuição para a aprendizagem. Embora algumas limitações tenham sido apontadas, os feedbacks indicaram sugestões valiosas para futuras melhorias, consolidando o EditQuiz como uma ferramenta promissora para a gamificação da educação.
Palavras-chave: Quiz Digital, Aprendizagem, Metodologias Ativa

Referências

Almeida, M. E. B.; Valente, J. A. (2020). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus.

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave MacMillan.

Moran, J. M. (2005). “A integração das tecnologias na educação.” Salto para o Futuro, v. 204, p. 63–91.

___________ (2015). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas: Papirus.

Nery Filho, J.; Soares de Paulo, D. P.; Oliveira, Y. R. da S. B. (2024). “Dalton’s Game: desenvolvimento de um jogo acessível para pessoas com daltonismo, um processo de envolvimento dos especialistas e sujeitos.” In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Petri, G.; Von Wangenheim, C. G.; Borgatto, A. F. (2019). “MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação.” Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 03, p. 52–81, 31 dez.

Prensky, M. (2001). Digital game-based learning. New York: McGraw-Hill.

Sales, G. L.; Leite, E. A. M.; Vasconselos, F. H. L. (2014). “Quiz online como Suporte à Aprendizagem de Física no Ensino Médio.” Nuevas Ideas en Informática Educativa. In: XVI Congreso Internacional de Informática Educativa, Santiago de Chile, Vol. 7.
Publicado
30/09/2025
FERREIRA JÚNIOR, Mário da Silva; SILVA, Wilton Nascimento da; NERY FILHO, Jesse; SILVA, Joneffe de Jesus; SANTOS, Lucas Silva; CASTRO, Matheus da Silva; MOURA, João Paulo Moraes; ARAÚJO, Joel Júnior Nunes de. Desenvolvimento de um jogo educacional personalizável para dispositivos móveis: O estudo de caso do EditQuiz. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 102-107. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9742.