LogicalEscape: Um Jogo Digital de Quebra-Cabeça 3D para o Ensino de Circuitos Digitais
Resumo
Introdução: Portas lógicas são elementos fundamentais no estudo de circuitos digitais, apesar das dificuldades dos estudantes em assimilar esses conceitos de forma abstrata. Objetivo: Este trabalho apresenta o LogicalEscape, um jogo digital que transforma circuitos digitais em desafios interativos, nos quais o jogador utiliza portas lógicas como peças de um quebra-cabeça para solucionar problemas propostos. Metodologia ou Etapas: Desenvolvido na Unreal Engine 4, o jogo apresenta fases organizadas de forma progressiva, iniciando com conceitos básicos e introduzindo gradualmente portas AND, OR e NOT em puzzles 3D de diferentes níveis de dificuldade, permitindo que o jogador aprenda na prática a lógica por trás dos circuitos. Resultados: Espera-se que o LogicalEscape contribua para o ensino de circuitos digitais, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico. Como próximos passos, estão previstos testes com estudantes e possíveis expansões de conteúdo para contemplar novas portas e conceitos.
Palavras-chave:
Jogos digitais, Ensino, Circuitos digitais, Portas lógicas, Quebra-cabeças
Referências
Andrade, P. e Sarinho, V. (2023). Plug’n pass: Um jogo lúdico sobre circuitos lógicos. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1072–1077, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Matos, O. C. e Sarinho, V. (2023). “não queima meu led!” - um jogo de realidade virtual para o ensino de circuitos digitais. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1066–1071, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, G. L. M. (2011). Sistemas digitais : princípios e aplicações. Pearson, 11rd edition.
Santini, L. F., Santini, A. L., Junior, M. C., Track, M., Assumpção, M., e Aylon, L. (2023). Jogos educativos no ensino de circuitos digitais: Um mapeamento sistemático. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 814–825.
Savi, R. e Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: BenefÍcios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1).
Matos, O. C. e Sarinho, V. (2023). “não queima meu led!” - um jogo de realidade virtual para o ensino de circuitos digitais. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1066–1071, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, G. L. M. (2011). Sistemas digitais : princípios e aplicações. Pearson, 11rd edition.
Santini, L. F., Santini, A. L., Junior, M. C., Track, M., Assumpção, M., e Aylon, L. (2023). Jogos educativos no ensino de circuitos digitais: Um mapeamento sistemático. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 814–825.
Savi, R. e Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: BenefÍcios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1).
Publicado
30/09/2025
Como Citar
CORREIA, Anderson da Luz; SARINHO, Victor Travassos.
LogicalEscape: Um Jogo Digital de Quebra-Cabeça 3D para o Ensino de Circuitos Digitais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 121-126.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10003.
