Exploradores do Código: Gamificando o Processo de Aprender a Programar em uma Plataforma Web
Resumo
Introdução: O ensino introdutório de programação frequentemente enfrenta desafios relacionados com o pensar lógico-cognitivo e dificuldade nas abstrações dos conceitos-base. Estratégias baseadas na gamificação têm sido exploradas para tornar mais atrativo o processo de aprendizagem. Objetivo: Este trabalho apresenta o Exploradores do Código, um sistema Web gamificado desenvolvido para apoiar o processo educacional dos estudantes em disciplinas introdutórias de programação. Metodologia ou Etapas: O sistema foi desenvolvido utilizando tecnologias Web responsivas, além de princípios de gamificação e elementos como quizzes, multiníveis e feedback. Resultados Esperados: O sistema se encontra em uma versão funcional e executável, integrando elementos gamificados como quizzes, multiníveis e feedback. Espera-se que seu uso contribua para o engajamento estudantil por meio da prática dos conceitos fundamentais de programação.
Palavras-chave:
Gamificação, Plataforma Educacional, Engajamento Estudantil, Introdução à Programação, Sistema Web
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
SILVA, Álisson Leandro de Souza; MAIA, David Candeia Medeiros; MILANEZ, Alysson Filgueira; MEDEIROS, Kláudio Henrique Mascarenhas.
Exploradores do Código: Gamificando o Processo de Aprender a Programar em uma Plataforma Web. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 159-165.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10212.
