“Tabuleirando no IFAM”: resultados iniciais sobre contribuições de um clube de jogos de tabuleiro modernos
Resumo
Introdução: O projeto “Tabuleirando no IFAM” se caracteriza como um clube de jogos de tabuleiro, que proporciona aos estudantes da instituição o acesso a jogos de tabuleiro modernos. Objetivo: Buscou-se analisar as contribuições do projeto a partir da percepção de alunos participantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, no ano de 2025. Metodologia: Utilizou-se as respostas à quatro perguntas de um questionário aplicado a 15 estudantes frequentadores do projeto. As respostas foram submetidas a uma análise descritiva exploratória preliminar. Resultados parciais: Os estudantes descrevem que a motivação para participar do projeto incluem aspectos sociais (socialização, formar novas amizades e outros), entretenimento e interesse nos jogos. No geral, as lembranças, a influência nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal relacionadas ao projeto são relatadas de maneira positiva, fortalecendo a contribuição do projeto aos diversos aspectos do desenvolvimento dos estudantes. Espera-se que a continuação da pesquisa consolide os resultados parciais aqui descritos e tragam novas discussão sobre a temática.
Referências
Gil, A. C. (2018), Métodos e técnicas de pesquisa social, Atlas, Brasil, 6a edição.
Piaget, J. A. (2017), A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho; imagem e representação, Tradução de Álvaro Cabral e Cristiano Monteiro Oiticica, LTC, Brasil, 4a edição.
Vygotski, L. S. (2014), Obras escogidas: Pensamiento y Lenguaje, Conferencias sobre Psicología, Volume 2, Tradução de José María Bravo, Editora Antonio Machado Libros, España.
Wenger, E. (2010) “Communities of practice and social learning systems: the career of a concept”, In: Social learning systems and communities of practice, Editado por Chris Blackmore, Springer, England.
