Código Turing: Um Jogo Puzzle Baseado em Simulação da Máquina de Turing para o Ensino de Computação

  • Karolayne Batista Teixeira UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


Introdução: O ensino de Teorias Formais e Autômatos no ensino superior apresenta desafios devido à complexidade dos conteúdos. Jogos educacionais têm se mostrado eficazes para facilitar essa aprendizagem. Objetivo: Desenvolver o jogo Código Turing como ferramenta lúdica para apoiar o ensino de linguagens formais e Máquina de Turing em turmas de Graduação. Metodologia: O jogo foi desenvolvido no Unity com programação em C#. Foram definidas mecânicas baseadas na Máquina de Turing, estruturadas em níveis progressivos com feedback imediato. Aplicou-se o framework Serious Game Design Assessment (SGDA) para orientar o design e elaborou-se um Game Design Document (GDD) alinhado aos objetivos pedagógicos das disciplinas de Teorias Formais. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo contribua para o engajamento dos estudantes e facilite a aprendizagem de conceitos complexos, ao proporcionar uma experiência educativa gamificada, acessível e contextualizada.
Palavras-chave: jogo educacional, máquina de Turing, jogos no ensino superior, aprendizagem baseada em jogos, puzzle

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Publicado
30/09/2025
TEIXEIRA, Karolayne Batista; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Código Turing: Um Jogo Puzzle Baseado em Simulação da Máquina de Turing para o Ensino de Computação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 183-189. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10284.