Codando Aventuras: RPG de Mesa como Metodologia Ativa para o Ensino de Programação no Ensino Fundamental

  • Raniele Xavier Soares IFBA
  • Rulian de Jesus Cruz IFBA
  • Luis Gustavo de Jesus Araujo IFBA

Resumo


Codando Aventuras é um jogo de cartas no estilo RPG para o ensino de programação. Introdução: O ensino de lógica de programação enfrenta desafios relacionados à abstração dos conteúdos e à desmotivação dos alunos. O uso de jogos educacionais surge como estratégia para tornar esse processo mais significativo e engajador. Objetivo: Este artigo apresenta o Codando Aventuras, um jogo de RPG de cartas que pode ser usado de forma desplugada ou digital, desenvolvido para apoiar o ensino de lógica de programação na educação básica, promovendo a aprendizagem ativa. Metodologia ou Etapas: A proposta foi desenvolvida com base em metodologias ativas como computação desplugada e aprendizagem baseada em jogos. O conteúdo foi estruturado em cartas com desafios lógicos em Python, ambientadas em uma narrativa lúdica. Resultados Esperados: Espera-se que a aplicação do jogo aumente o interesse dos alunos, facilite a compreensão de conceitos computacionais e contribua para práticas pedagógicas mais inclusivas e significativas.

Palavras-chave: RPG, Jogos educacionais, Computação desplugada, Aprendizagem baseada em jogos, Lógica de programação

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Publicado
30/09/2025
SOARES, Raniele Xavier; CRUZ, Rulian de Jesus; ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus. Codando Aventuras: RPG de Mesa como Metodologia Ativa para o Ensino de Programação no Ensino Fundamental. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 190-195. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10286.