Meu Amigo Caramelo: comunicação afetiva e inclusiva em jogos digitais

  • Luma Wanderley de Oliveira UFG
  • Eduardo Brasil Barbosa Junior UFF

Resumo


Introdução: Este artigo apresenta o jogo Meu Amigo Caramelo, voltado à inclusão de crianças com TEA e PCDs, frente aos desafios comunicacionais em contextos educacionais e lúdicos. Objetivo: Refletir sobre o uso de jogos digitais como apoio à comunicação e à inclusão de crianças com TEA e PCDs. Metodologia: Pesquisa baseada no Design Thinking, com uso do método TEACCH, linguagem simples e game design inclusivo. O protótipo foi avaliado por especialistas e testado com crianças. Resultados: Especialistas apontaram alta aceitação em jogabilidade e usabilidade. A observação com crianças indicou melhorias nas interações e cenário. O jogo mostrou potencial como ferramenta inclusiva, embora ainda enfrente limitações relacionadas à validação clínica, financiamento e estrutura de distribuição.
Palavras-chave: educação inclusiva, autismo, TEA, jogos digitais

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Publicado
30/09/2025
OLIVEIRA, Luma Wanderley de; BARBOSA JUNIOR, Eduardo Brasil. Meu Amigo Caramelo: comunicação afetiva e inclusiva em jogos digitais. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 238-244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9777.