BrainSpark: Um Jogo Personalizado para Estímulo Cognitivo em Pessoas com Alzheimer

  • Andrei Guanaes Mineiro Rehem Universidade SENAI CIMATEC
  • Artur de Araújo Janahú Universidade SENAI CIMATEC
  • Cássio Vinicius Sobreira Guimarães Universidade SENAI CIMATEC
  • Lucas Mineiro Pereira Braga Universidade SENAI CIMATEC
  • Claudia S. P. da Cunha Lima Universidade SENAI CIMATEC
  • Ingrid Winkler Universidade SENAI CIMATEC
  • Victor M. de Andrade Souza Universidade SENAI CIMATEC
  • Márcio Renê B. Soussa Universidade SENAI CIMATEC

Resumo


Introdução: O artigo apresenta “BrainSpark”, um jogo digital sério voltado para o estímulo cognitivo de pessoas com Alzheimer leve. A proposta parte da necessidade de unir estímulos mentais com elementos afetivos, explorando o potencial dos jogos com um laço emocional. Objetivo: Desenvolver um jogo digital personalizado que proporcione desafios cognitivos integrados a momentos de resgate afetivo, promovendo bem-estar em usuários com comprometimento de memória. Metodologia: O projeto possui previsão de implementação utilizando a engine Unity. Inicialmente idealizado para dispositivos móveis, o jogo permitirá a customização de personagens com base em dados fornecidos por cuidadores — como aparência física e hobbies — inserindo-os em narrativas afetivas compostas por puzzles lógicos. Resultados Esperados: A cada fase do jogo, o usuário será estimulado a resolver desafios que estimulem o raciocínio lógico, culminando em momentos de reconhecimento emocional mediados por perfis personalizados e mensagens de familiares. Espera-se, com isso, promover uma experiência significativa e terapêutica.

Palavras-chave: Alzheimer, memória afetiva, estímulo cognitivo, puzzles

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Publicado
30/09/2025
REHEM, Andrei Guanaes Mineiro; JANAHÚ, Artur de Araújo; GUIMARÃES, Cássio Vinicius Sobreira; BRAGA, Lucas Mineiro Pereira; LIMA, Claudia S. P. da Cunha; WINKLER, Ingrid; SOUZA, Victor M. de Andrade; SOUSSA, Márcio Renê B.. BrainSpark: Um Jogo Personalizado para Estímulo Cognitivo em Pessoas com Alzheimer. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 305-311. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10343.