Flow Psicofisiológico em Jogos Digitais: Inteligência Artificial em Jogos Sérios Multimodais para Reabilitação Respiratória
Resumo
Jogos sérios ativos (serious exergames) são recursos que complementam terapias tradicionais ao promover exercícios com demandas fisiológicas semelhantes aos métodos convencionais, além de oferecer entretenimento. É essencial equilibrar aspectos educacionais e diversão, ajustando adequadamente a dificuldade para evitar riscos ao paciente. Propõe se o conceito de Flow Psicofisiológico, uma extensão da Teoria do Flow aplicada a exergames multimodais na fisioterapia, adaptando o esforço às condições de saúde. Uma revisão identificou lacunas no uso de Inteligência Artificial para esse ajuste. O conceito foi aplicado no exergame I Blue It, focado em treinamento muscular respiratório, após entrevistas com 10 especialistas. Usou-se Aprendizado por Reforço com Redes Neurais (DeepDDA) e a técnica Proximal Policy Optimization para implementar o método de Ajuste Dinâmico de Dificuldade. O Flow Psicofisiológico introduz o equilíbrio tridimensional entre os eixos dificuldade, desempenho psíquico e desempenho terapêutico e, promove segurança (análise dos biosinais), conforto físico (flow fisiológico), conforto motivacional (flow psíquico) e diversão (jogo digital). Os resultados têm potencial para outras áreas da saúde.
Referências
ANDRADE, Kleber De O.; PASQUAL, Thales B.; CAURIN, Glauco A.P.; CROCOMO, Marcio K. (2016). Dynamic difficulty adjustment with Evolutionary Algorithm in games for rehabilitation robotics. IEEE International Conference on Serious Games and Applications for Health, SeGAH. DOI: 10.1109/SeGAH.2016.7586277
BUTLER, Stacey J.; LEE, Annemarie L.; GOLDSTEIN, Roger S.; BROOKS, Dina. (2019). Active Video Games as a Training Tool for Individuals With Chronic Respiratory Diseases: A SYSTEMATIC REVIEW. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention, vol. 39, no 2, p. 85–90. DOI. DOI: 10.1097/HCR.0000000000000320.
CARBONERA, Raquel Pinto; VENDRUSCULO, Fernanda Maria; DONADIO, Márcio Vinícius Fagundes (2016). Physiological responses during exercise with video games in patients with cystic fibrosis: A systematic review. Respiratory Medicine, vol. 119, p. 63–69. DOI. DOI: 10.1016/j.rmed.2016.08.011.
CHEN, Jenova (2007). Flow in Games - CACM. Viewpoint, vol. 50, no 4, p. 31–34.
CRUZ, Christian Arzate; URESTI, Jorge Adolfo Ramirez. Player-centered game AI from a flow perspective: Towards a better understanding of past trends and future directions. Entertainment Computing, vol. 20, p. 11–24, 2017. DOI. DOI: 10.1016/j.entcom.2017.02.003.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. vol. 16. DOI. DOI: 10.5465/amr.1991.4279513.
DIAS, Claudinei; NERY, Jhonatan Thallisson Cabral; HOUNSELL, Marcelo da Silva; LEAL, André Bittencourt (2023). A Multimodal Software Architecture for Serious Exergames and Its Use in Respiratory Rehabilitation. Sensors, vol. 23, no 21, p. 8870, 31 out. DOI. DOI: 10.3390/s23218870.
DIAS, Claudinei; HOUNSELL, Marcelo da Silva; LEAL, André Bittencourt; ROMAGNO, Amilto; SOMA, SETO, Rodrigo Yuji; ENGLEITNER, Matheus; TONDORF, Diego Fellipe (2020). Uso da Inteligência Artificial em Jogos Digitais aplicados à Reabilitação Respiratória: um mapeamento sistemático da literatura. SBC Proceedings of SBGames. Recife, PE. Brazil: SBC Proceedings of SBGames, Games and Health, p. 10.
DIAS, Claudinei. (2024). Flow Psicofisiológico em Jogos Digitais: inteligência artificial em jogos sérios multimodais para reabilitação respiratória. 222 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica), Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 maio 2025.
GRIMES, Renato Hartmann; SANTOS, Adam Mews dos; HOUNSELL, Marcelo da Silva (2018). O Processo de Design de um Sistema Biomédico com Jogo Sério e Dispositivo Especial para Reabilitação Respiratória. XVII SBGames, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, p. 215–224.
KITCHENHAM, Barbara; PEARL BRERETON, O.; BUDGEN, David; TURNER, Mark; BAILEY, John; LINKMAN, Stephen (2009). Systematic literature reviews in software engineering - A systematic literature review. Information and Software Technology, vol. 51, no 1, p. 7–15. DOI. DOI: 10.1016/j.infsof.2008.09.009.
HOUNSELL, Marcelo da Silva (2024). Abordagens da ludificação digital no ensino. In: MANOEL OSMAR SEABRA JUNIOR; MARIA LUIZA SALZANI FIORINI; GISELE SILVA ARAÚJO; JANIELE DE SOUZA SANTOS UCHELLI; ANA PAULA DONATAN RIBERIRO (orgs.). Jogos Digitais e Analógicos como Tecnologia Assistiva na Educação Especial: modelos didático-metodológicos. 1o ed. Goiania: SOBAMA. vol. 1, p. 62–82.
LEVINE, Stephanie; MARCINIUK, Darcy; AGLAN, Amro; CELEDÓN, Juan C; FONG, Kwun; HORSBURGH, Robert; MALHOTRA, Atul; MASEKELA, Refiloe; MORTIMER, Kevin; REDDE, Hellen; RICE, Mary; SIMONDS, Anita. (2021). The Global Impact of Respiratory Disease. Third Edition. 22 jul.
MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. (2018) Bases da Fisioterapia Respiratória: terapia intensiva. 2o ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
MILAJERDI, Rafiei Homa; SHEIKH, Mahmoud; NAJAFABADI, Mahboubeh Ghayour; SAGHAEI, Behnaz; NAGHDI, Naser; DEWEY, Deborah. (2021). The Effects of Physical Activity and Exergaming on Motor Skills and Executive Functions in Children with Autism Spectrum Disorder. Games for Health Journal, vol. 10, no 1, p. 33–42. DOI. DOI: 10.1089/g4h.2019.0180.
MSB, Ministério da Saúde do Brasil (2023). Perfil epidemiológico dos óbitos de pessoas não identificadas no Brasil, 2015 a 2021. Boletim Epidemiológico, vol. 54, p. 1–20.
NÁPOLIS, Lara Maris; CHIAVEGATO, Luciana Dias; NASCIMENTO, Oliver. (2011). Série Atualização e Reciclagem em Pneumologia: Fisioterapia Respiratória. São Paulo, Volume 3: Editora Atheneu.
NERY, Jhonatan Thallisson Cabral; ANDREAS, Yuri; HENRIQUE, May; HOUNSELL, Silva. (2020). 123-SGR: Uma Arquitetura para Jogos Sérios Multimodais para Reabilitação. SBC Proceedings of SBGames. Recife, PE. Brazil: SBC Proceedings of SBGames, Games and Health, p. 900–909.
PETERSEN, Kai; VAKKALANKA, Sairam; KUZNIARZ, Ludwik. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, vol. 64, p. 1–18. DOI. DOI: 10.1016/j.infsof.2015.03.007.
PEZZERA, Manuel; BORGHESE, N. Alberto. (2020). Dynamic difficulty adjustment in exer-games for rehabilitation: a mixed approach. 2020 IEEE 8th International Conference on Serious Games and Applications for Health, SeGAH 2020. DOI. DOI: 10.1109/SeGAH49190.2020.9201871.
SEKHAVAT, Yoones A.; IRAN, Tabriz. (2017). MPRL: Multiple-Periodic Reinforcement Learning for difficulty adjustment in rehabilitation games. 2017 IEEE 5th International Conference on Serious Games and Applications for Health, SeGAH 2017. DOI. DOI: 10.1109/SeGAH.2017.7939260.
SIMMICH, Joshua; DEACON, Anthony J.; RUSSELL, Trevor G. (2019). Active video games for rehabilitation in respiratory conditions: Systematic review and meta-analysis. Journal of Medical Internet Research, vol. 21, no 2. DOI. DOI: 10.2196/10116.
SORIANO, Joan B.; KENDRICK, Parkes J.; PAULSON, Katherine R.; GUPTA, Vinay; ABRAMS, Elissa M.; ADEDOYIN, Rufus Adesoji; ADHIKARI, Tara Ballav; ADVANI, Shailesh M.; AGRAWAL, Anurag; AHMADIAN, Elham; ALAHDAB, Fares; ALJUNID, Syed Mohamed; ALTIRKAWI, Khalid A.; ALVIS-GUZMAN,
Nelson; ANBER, Nahla Hamed; ANDREI, Catalina Liliana; ANJOMSHOA, Mina; ANSARI, Fereshteh; ANTÓ, Josep M.; VOS, Theo. (2020). Prevalence and attributable health burden of chronic respiratory diseases, 1990–2017: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2017. The Lancet Respiratory Medicine, vol. 8, no 6, p. 585–596. DOI. DOI: 10.1016/S2213-2600(20)30105-3.
VALENCIA, Yessica; MAJIN, Jhon. (2018). Applications for Upper Limb Rehabilitation.
WANG, Ya Qing; LIU, Xin; MA, Rui Chen; YIN, Ying Ying; YANG, Zhuo; CAO, Hui Ping; XIE, Jiao. (2020). Active Video Games as an Adjunct to Pulmonary Rehabilitation of Patients With Chronic Obstructive Pulmonary Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. American journal of physical medicine & rehabilitation, vol. 99, no 5, p. 372–380. DOI. DOI: 10.1097/PHM.0000000000001341.
