Simulador de Cenários para o Ensino da Gestão de Projetos Ágeis: SCRUM na Era da Gestão 5.0

  • Maycon A. da Silva Santos IFFluminense
  • Ana Carolina H. V. Santos IFFluminense
  • Simone Vasconcelos Silva IFFluminense

Resumo


Introdução: Jogos podem colaborar de forma efetiva para o aprendizado. Objetivo: Apresentar um simulador para auxílio do aprendizado do método ágil de gestão de projetos, o Scrum. Metodologia: consiste no projeto e no desenvolvimento do simulador. Resultados: o simulador encontra-se em desenvolvimento e espera-se um jogo digital online capaz de facilitar o aprendizado dos stakeholders, possibilitando o treinamento adequado dos mesmos para atuarem na era da Gestão 5.0.
Palavras-chave: Simulador, Gestão, Gamificação, Scrum

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Publicado
30/09/2025
SANTOS, Maycon A. da Silva; SANTOS, Ana Carolina H. V.; SILVA, Simone Vasconcelos. Simulador de Cenários para o Ensino da Gestão de Projetos Ágeis: SCRUM na Era da Gestão 5.0. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 396-402. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14672.