Narrativas que Programam Futuros por meio de um Jogo Educacional Digital para Meninas Refugiadas no Brasil

  • Alexya Silva UFJF
  • Ana Clara Laredo UFJF
  • Pedro Henrique Valle USP
  • Alessandreia de Oliveira UFJF

Resumo


Introdução: A crise global de deslocamento forçado afeta milhões de meninas em idade escolar, especialmente no Brasil, onde barreiras linguísticas e sociais dificultam o acesso à educação e à tecnologia. Objetivo: Desenvolver um Jogo Educacional Digital (JED) para apoiar o ensino de programação para meninas refugiadas dos anos finais do Ensino Fundamental II, promovendo inclusão digital e equidade de gênero. Metodologia: O jogo foi desenvolvido utilizando o GameMaker, com um design centrado em uma narrativa lúdica e desafios de dificuldade progressiva, priorizando acessibilidade, representatividade e usabilidade. Resultados Esperados: Uma avaliação heurística indicou bom potencial pedagógico do jogo. Os próximos passos incluem a finalização da implementação do JED, aplicação em escolas públicas e realização de estudo experimental com alunas refugiadas.
Palavras-chave: Jogos Educacionais Digitais, Migrantes Forçados, Equidade de Gênero, Educação em Computação

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Alexya; LAREDO, Ana Clara; VALLE, Pedro Henrique; OLIVEIRA, Alessandreia de. Narrativas que Programam Futuros por meio de um Jogo Educacional Digital para Meninas Refugiadas no Brasil. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 403-408. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14677.